Na manhã desta quarta-feira, 30, a vice-prefeita de Santana Isabel Nogueira, assim como outras autoridades estaduais e municipais, participou da solenidade de entrega da Carteira Nacional do Artesão, para 28 profissionais santanenses.
O documento, que tem validade em todo o território brasileiro, garante benefícios e direitos aos profissionais, como isenção de impostos na venda de suas peças, o que facilita a circulação e valorização de seus produtos no mercado nacional.
A emissão das carteiras, aconteceu graças a um minucioso trabalho da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), em parceria com a Prefeitura de Santana, através da Fundação Municipal de Cultura (Sancult) e Conselho de Estado e Municipal de Cultura.
Para Isabel Nogueira, parcerias desse tipo estão trazendo bons resultados para a sociedade santanense.
“Não adianta existir inimizade entre governo e prefeitura, por que as boas parcerias só trazem grandes resultados a favor da população. Este aqui é um exemplo de muitos que iremos manter para Santana”, disse a vice-prefeita.
Durante o evento, o titular da SETE Ezequias Costa destacou a importância do artesanato para a preservação da identidade cultural de Santana.
“O artesanato não é apenas uma atividade econômica, mas também uma forma de manter viva a cultura do nosso estado. A entrega das carteiras faz parte de um esforço contínuo na valorização do artesanato santanense”, contou Costa.
“Eu trabalho há anos com artesanato e agora temos mais oportunidade de expandir nosso trabalho e provar que somos artesãs”, disse.
As entregas foram individualmente feitas para os artesãos presentes, estando a frente a coordenadora do Departamento de Produção Artesanal Eloina Lazamé.
Na oportunidade, o presidente da Sancult Djarde Queiroz enalteceu os profissionais artesãos de Santana, que agora alcança mais uma vitória para o segmento.
“Isso mostra um avanço para a cultura do município, principalmente para o segmento do artesanato, que está de parabéns com mais esta conquista”, reconhece.
Na solenidade realizada na Sancult, estavam também o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Santana (Benedito Ferreira), o coordenador do Desenvolvimento Cultural da Prefeitura de Santana (Rocha Filho), a vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura (Mapige Gemaque) e o coordenador do Artesanato do Governo Estadual (Junielson Pessoa).
Comentários
Postar um comentário