Memorial em praça homenageia pioneiros de Santana

Na reinauguração da praça Cívica de Santana, ocorrido na noite da última sexta-feira (27), o público presente pode prestigiar o logradouro com brinquedos e uma arquitetura diferente das adasptações que a praça passou nas últimas quatro décadas de existência. 

Além de um palco contendo pinturas de âmbito regional, um painel contendo registros biográficos foi um dos pontos mais visitados pelos frequentadores santanenses. 

Descrito como ‘Memorial da Cultura de Santana’, o extenso mural homenageia dezenas de pessoas que estiveram (e ainda estão) contribuindo no desenvolvimento da segunda maior cidade amapaense. 

Homens e mulheres que estenderam suas mangas para ajudar em setores da saúde, do comércio local e até mesmo na construção civil, onde deixaram seus trabalhos pessoais e profissionais em favor do crescimento do município. 

Personalidades como o jornalista Roberto Guedes, que faleceu em 2023, mas que muito contribuiu para a comunicação social e para a cultura santanense.

Nomes como Jarbas Gato, Raimundo Branco, Mestre Ambrósio e a professora Iranilde Araújo são alguns pioneiros que imortalizaram suas vidas através de um legado deixado em setores como o transporte público, a educação municipal e até mesmo os primeiros da construção naval.

“Uma honra ver minha tia sendo homenageada nesse mural, assim como tantos outros que não podiam ficar de fora”, elogia a professora Amanda Santos, parente de um dos pioneiros homenageado no memorial. 

Segundo a prefeitura de Santana, o mural possui mais de 100 nomes de personalidades, onde cerca de 30% desses homenageados estão vivos e seguem contribuindo em suas áreas.

Comentários