Fundação de Cultura de Santana lança edital para produção audiovisual

A Fundação Municipal de Cultura de Santana (Sancult) lançou nesta terça-feira (16) mais um edital cultural, desta vez para seleção de projetos do segmento audiovisual que serão beneficiados com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). 

Denominado Edital Dona Estrela, este é o terceiro edital lançado em menos de seis meses em Santana, seguindos dos editais ‘Hermes Colares’ (salas de cinema) e ‘Roberto Guedes’ (artístico-culturais), que buscam valorizar os segmentos culturais do município. 

Somente neste último está destinado o montante de mais de R$ 530 mil em premiação, distribuído em 4 categorias. 

Os documentos exigidos e demais detalhes da seleção estão previstos no edital, disponível no site da Prefeitura de Santana. 

As inscrições iniciam às 8h da manhã desta quarta-feira (17 de abril) e encerram às18h do dia 09 de maio, e devem ser realizadas pela plataforma Google (abaixo). 

São 84 vagas distribuídas nas seguintes categorias: produção audiovisual, premiação às produções audiovisuais, cursos de formação e workshop, e apoio a festivais e mostras de cinema. 

As categorias e cotas disponíveis no edital foram amplamente discutidas, na qual reserva um percentual significativo para pessoas indígiencas (10%), deficientes (10%), LGBTQIAPN+ (10%) e pessoas negras (20%).

Sobre a Lei Paulo Gustavo 
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. 

Ela prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem combater e mitigar os efeitos da pandemia sobre o setor. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença. 

Segue abaixo:


Comentários