Circuito Empregabilidade qualifica 50 profissionais para o mercado de trabalho, em Santana

O Governo do Amapá formou a primeira turma do “Circuito Empregabilidade”, coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), em Santana. A ação busca gerar oportunidades profissionais por meio da qualificação. O curso aconteceu até o último sábado, 24. 

A capacitação busca atender até 100 alunos em cursos preparatórios para o mercado de trabalho. Agora, os alunos qualificados irão concorrer às vagas de trabalho disponíveis no município. A capacitação acontece na Casa do Trabalhador, em Santana, e conta com parceria da Faculdade Madre Tereza. 

De acordo com o secretário-adjunto de Gestão da Sete, Pedro Filé, o encaminhamento para as vagas acontecerá por meio do Sistema Nacional de Emprego no Amapá (Sine-AP) e Central do Trabalhador Autônomo (CTA). 

“Os participantes passaram por um intensivo de qualificações com o objetivo de aprimorar e conquistar novas habilidades para que sejam encaminhados para o mercado de trabalho. O Governo do Amapá irá reforçar o diálogo com empresas locais para o preenchimento dessas vagas em aberto”, reforçou Pedro Filé.

A busca por um emprego foi o que motivou a santanense Jucineide Oliveira, de 40 anos, a participar dos cursos ofertados pelo Circuito. As oficinas irão ajudá-la a enriquecer o currículo.

“São cursos muito valiosos para mim. É um conhecimento importante que adquiri durante esses dias e serviu para me aperfeiçoar e me preparar para ingressar no mercado de trabalho com mais oportunidades profissionais”, comemora Jucineide.

Entre o público, foram identificadas pessoas graduadas em busca de se capacitar ainda mais para o mercado de trabalho. Esse foi o caso do técnico em análises clínicas, Henrique Pinto, de 22 anos. 

“É uma oportunidade única, principalmente para nós, jovens. Às vezes, nos candidatamos às vagas de emprego sem nenhuma orientação de como fazer um currículo adequado ou preparação pessoal. Tenho certeza que essa preparação vai me ajudar no mercado de trabalho”, relatou o jovem.

Próximas etapas 
O “Circuito de Empregabilidade” abrirá inscrições para novas turmas nas próximas semanas. A coordenadora do Trabalho, Sâmylla Rocha, explicou que a parceria tem o foco de qualificar e orientar os trabalhadores no momento em que as oportunidades surgem. 

“A próxima etapa é trazer representantes do comércio e empresas para terem um momento com esses profissionais que passaram pelos cursos, nosso objetivo é direcioná-los para o mercado de trabalho”, destacou. 

Confira os cursos ofertados pelo “Circuito Empregabilidade”: 

- Treinamentos em técnicas de venda e excelência no atendimento ao cliente; 
- Comunicação e oratória; 
- Curso de como se portar em uma entrevista de emprego e elaboração de currículo;
- Cadastro no banco de dados do Sistema Nacional de Emprego do Amapá (Sine) e Central do Trabalhador Autônomo (CTA).

Comentários