Novos conselheiros tutelares de Santana passam por capacitação

Na última sexta-feira (19), a Promotoria de Justiça de Santana e o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ), finalizaram o ciclo de capacitação dos novos conselheiros tutelares empossados em Santana. 

O treinamento começou no dia 15 de janeiro e buscou apresentar as principais informações para preparar a nova gestão do conselho daquele município. 

O conselho de Santana foi a quarta equipe a receber a capacitação no estado. Os municípios de Vitória do Jari, Calçoene e Laranjal do Jari receberam o treinamento após a solicitação dos promotores das respectivas comarcas.

Durante a capacitação foram apresentados conteúdos iniciais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direitos previstos na legislação, atribuições do Conselho Tutelar e introdução ao Sistema de Informação para a Infância e Adolescência Versão Conselho Tutelar (SIPIA- CT). A nova gestão ficará no cargo para o quadriênio de 2024 a 2028. 

A presidente do conselho tutelar de Santana, Alba Góes, assume seu primeiro mandato e reafirma o compromisso com a defesa dos direitos da juventude. 

“Estamos tendo a oportunidade de participar desse curso de capacitação, ministrada pelo Ministério Público. Foi uma semana de muito aprendizado sobre as ferramentas que iriam auxiliar nossa jornada à frente deste conselho de Santana e cumpriremos nosso dever em defesa do direito da criança e do adolescentes”, afirmou Alba Góes.

No último dia de capacitação, a nova gestão participou de uma mesa de diálogo com os representantes da rede de apoio das áreas da saúde, educação, assistência social e os articuladores do Selo UNICEF. O momento tem o objetivo de apresentar e aproximar os conselheiros dos articuladores dessas áreas no município.

Em 15 municípios do Amapá foram eleitos 10 conselheiros, entre titulares e suplentes. A capital, Macapá é a única que possui três conselhos, cada um com 10 conselheiros titulares e 10 suplentes, representando as zonas norte, sul e oeste da capital. 

“O MP-AP se coloca à disposição dos novos conselheiros e estará sempre de portas abertas para auxiliar nesta função tão importante. Promovemos este momento de capacitação, que tem o intuito de preparar e dar conhecimento técnico das ferramentas que eles podem utilizar para desenvolverem este papel com maestria”, falou o Promotor de Justiça de Santana e coordenador do CAO-IJ, Miguel Ferreira.

Comentários