“Durante anos foi meu sonho ter esse tipo de diagnóstico aos pacientes”, destaca médico sobre tomógrafo no Hospital de Santana

O Governo do Amapá segue investindo na saúde e colhendo resultados das ações realizadas durante o primeiro ano de gestão. Uma delas é a ampliação da oferta de diagnóstico por imagem no Hospital Estadual de Santana (HES). 

O médico Júnior Marinho, é um dos três especialistas que relata a satisfação de ver o aparelho de tomografia computadorizada em funcionamento na unidade hospitalar, garantindo mais qualidade no atendimento dos pacientes. 

“Durante muitos anos foi meu sonho ter esse tipo de diagnóstico. Eu me sentia na pré-história, agora tenho tudo nas minhas mãos. Me sinto renovado, era um sonho”, comentou o médico, que também destacou a importância do procedimento.

Além de ser um exame específico, mais detalhado, ele é muito importante porque não é apenas o exame de imagem, e sim o serviço completo. 

"Hoje nós temos dentro do Pronto Socorro de Santana uma equipe completa de técnicos em radiologia, médicos, radiologistas e imaginologistas, que trabalham 24 horas para auxiliar o paciente. É um presente mais do que merecido para a população e para o Hospital", finalizou Júnior.

Desde que foi inaugurado o HES nunca teve o serviço de tomografia, quando o exame era solicitado pelo médico o paciente era levado para longe do hospital, sendo atendido em clínicas conveniadas. 

Desde novembro de 2023, quando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adquiriu, instalou e colocou em funcionamento o moderno equipamento, a realidade é outra. 

“Hoje o paciente não precisa se deslocar para Macapá. Com esse tomógrafo nós conseguimos atender em média 20 a 30 pacientes por dia, e junto com a equipe de médicos conseguimos ter um retorno rápido para o paciente, que no máximo em 24 horas recebe o seu resultado” explicou o tecnólogo em radiologia, Leonardo Gomes. 

Há três anos o médico ortopedista, Rodolfo Pinto, trabalha no Hospital de Santana, ele também reforça o grande avanço para a assistência da população à chegada do equipamento. 

"O aparelho veio para trazer agilidade e precisão nos nossos diagnósticos. Por exemplo, um paciente que precisa de uma tomografia de emergência consegue realizar o exame de maneira imediata, quase que instantânea, coisa que não acontecia antigamente. Realmente é um ganho muito expressivo para a saúde do estado”, explicou o médico.

Investimento 
O Governo do Amapá investiu R$ 1,4 milhão para a aquisição do aparelho de tomografia computadorizada e mais R$ 250 mil na construção das salas de exame e comando. 

“Foi uma aquisição mais que necessária para o Hospital de Santana. A população do município precisava se deslocar até Macapá para a realização do exame e agora com o esforço de toda a gestão, as demandas podem ser atendidas integralmente na própria unidade”, enfatizou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli. 

Com a aquisição do novo equipamento, o estado passa a contar com três tomógrafos, os outros dois estão em Macapá, um no Hospital de Emergências (HE) e outro no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). 

Tomógrafo 
A tomografia computadorizada auxilia no diagnóstico por imagem de doenças e alterações em diversas partes do corpo. Além disso, é um procedimento não invasivo que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados.

Comentários