Quelônios ameaçados de extinção são soltos em região rural do AP

Mais de 4,5 mil filhotes de quelônios da Amazônia, espécie popularmente chamada de tracajá, foram soltos na manhã desta quinta-feira (21) numa das maiores regiões de lagos do Estado do Amapá, mais precisamente no município de Pracuúba, há cerca de 250km da capital amapaense. 

A soltura foi autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), contando com a presença de técnicos do órgão federal e acadêmicos do Curso Superior de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (Unifap). 

O local que recebem as espécies é denominada de Ilha da Ponta Baixa, uma região rural particular já utilizada pelos órgãos ambientais para favorecer no desenvolvimento animal dos quelônios.

Segundo o Ibama, a intenção era soltar mais de 11 mil quelônios no últimos dois anos, mais às constantes mudanças climáticas (altas temperaturas) impediram que açóes do tipo fossem realizadas a tempo. 


Menos de 6 mil quelônios puderam ser liberados ao seu habitat natural, sendo que tal espécie vem sendo listado um dos animais silvestres já ameaçados de extinção devido principalmente à caça ilegal.


Comentários