Sesi-Santana recebe aula inaugural de curso de instalador de sistemas fotovoltaicos

O Governo do Amapá realizou na manhã desta quinta-feira, 21, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sesi, em Santana, a aula inaugural aos 53 alunos das 7ª e 8ª turmas do curso de instalador de sistemas fotovoltaicos.

A solenidade contou com a presença de empresários do segmento da energia solar no Amapá. 

Segundo eles, as oficinas vão igualar o estado aos seus vizinhos, que atualmente superam as terras tucujus em investimentos no segmento energético solar. 

“O nosso mercado de energia fotovoltaica é gigantesco. O Amapá, mesmo com todo esse sol, ainda é o último lugar com o menor índice de energia solar no Brasil, então nós estamos em parceria com o Senai e o Governo do Estado, proporcionando novas turmas para qualificar novos integrantes para essas empresas; estamos fortalecendo esse setor”, informou Keliandro Rêgo, empresário do segmento. 

O curso visa qualificar os jovens inscritos no Programa Amapá Jovem, trabalhadores em situação de vulnerabilidade social com cadastro no Sistema Nacional de Empregos, o Sine, e alunos de escolas públicas do estado também em situação de vulnerabilidade.

“São alunos que serão preparados para fazer a instalação de energia fotovoltaica. Desde as primeiras turmas, as empresas estiveram muito presentes, então acredito que é um incentivo a mais para esses jovens que participam já tendo uma perspectiva de absorção no mercado. Eles sairão daqui com um certificado, prontos para agir”, declarou Alyne Vieira, diretora de operações do Senai-AP. 

Promovida pelo Governo do Amapá, através da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, a capacitação faz parte do ‘Programa Amapá Solar’, que objetiva inserir o Amapá na nova economia mundial do setor de energia renovável, sobretudo energia solar. 

“Esta solenidade faz parte do plano do governo de incentivo à energia solar. Agora há um incentivo para uma fábrica de equipamento fotovoltaica se instalasse no distrito industrial e é uma fábrica que já está em produção, atendendo o mercado nacional. Já temos mais de 50 empresas tratando da comercialização e instalação deste equipamento”, disse Jurandil Juarez, diretor-presidente da Agencia Amapá.

Jurandil também disse que surgiu uma necessidade de formar novos trabalhadores para o segmento: “É um assunto novo, e novo para todos, para o consumidor, para o produtor, revendedor, mas também para o instalador. Nós vamos trabalhar nesta parte da mão de obra; o treinamento é feito em parceria com o Senai, por ter excelência nesta área ”, concluiu o diretor-presidente.

*Informações postadas no site do Diário do Amapá.

Comentários