IFAP: Campus de Santana abre 120 vagas para cursos técnicos pós-médio

O Processo Seletivo Subsequente 2023.2 do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para ingresso de estudantes em cursos técnicos profissionalizantes não integrados ao ensino médio está com inscrições abertas até o dia 14 de junho. 

Dentre as vagas ofertadas em todas as unidades educacionais do Instituto, 120 estão sendo abertas por meio do Campus Santana, que oferece turmas de 40 vagas no turno da noite para Técnico em Logística, na modalidade presencial, e Técnico em Informática e em Serviços Públicos, na modalidade a distância (semipresencial). 

A realização do PS Subsequente com matrícula no segundo semestre de 2023 está a cargo da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) por meio da Diretoria de Processo Seletivo (DIPSE) e da Comissão do Processo Seletivo Discente. O edital que rege o certame e as inscrições on-line estão acessíveis por meio do endereço eletrônico http://processoseletivo.ifap.edu.br/ 

Os cursos técnicos na forma subsequente têm duração de 1,5 a 2 anos e conferem ao concluinte a habilitação profissional técnica de nível médio na área estudada. 

Para concorrer a vagas de técnicos subsequentes é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio. Além da modalidade presencial, também são ofertados cursos EaD (semipresencial), com carga horária mínima presencial de 20% cumpridos no estabelecimento de ensino. 

O PS Subsequente será realizado por meio do desempenho do candidato (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio. 

As notas ou conceitos do 1º, 2º e 3º ano devem ser inseridos no ato da inscrição, de acordo com a modalidade cursada, 1ª e 2ª etapa via Eja, ou 1º, 2º e 3º semestre via proeja, ou nota única via provão, ou nota única via Enem, ou nota única via Encceja, com comprovação feita por meio de documentação anexa no ato da inscrição, conforme detalhado no Edital cuja leitura é imprescindível para garantir que não aja erros na realização da inscrição. 

A classificação no PS obedecerá ao número de vagas ofertadas, não havendo nota de corte, sendo o mínimo de 50% das vagas de cada curso reservadas a candidatos que cursaram, integralmente, o ensino fundamental completo em instituições públicas, levando-se em conta também pelo sistema de cotas a renda familiar bruta per capta, autodeclaração étnica e a existência de deficiência. 

O candidato poderá consultar sua inscrição no site http://processoseletivo.ifap.edu.br quantas vezes achar necessário, utilizando seu CPF (necessariamente do candidato e não dos pais) e senha criada.

Comentários