Acolhidos de abrigo municipal em Santana ganham baile de Carnaval


Foi em grande estilo a comemoração carnavalesca preparada neste fim de semana, pelos colaboradores do Abrigo Municipal de Santana, localizado na Travessa Gerônimo de Albuquerque, no bairro Nova Brasília.

 Mantido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Santana (Semasc), o Abrigo Municipal desde 2018, atende, provisoriamente, menores a partir de 08 anos à adolescentes até 17 anos, que estão em situação de vulnerabilidade, como por exemplo: negligência, violência física ou qualquer tipo de violência contra seus direitos. 

Com capacidade para atender até 16 pessoas, o espaço abriga atualmente, dois adolescentes de 16 e 17 anos. 

Denominado “Abrigo na Folia”, o baile contou com diversas atrações como por exemplo música ao vivo, responsável por embalar os presentes com marchinhas de carnaval. 

Além de acolher, dar afeto e cuidar, o abrigo também insere seus assistidos em programações diversificadas. Já que não estão privados de liberdade, todos eles têm direito à vários benefícios como: educação, esporte, cultura e lazer. 

O objetivo das atividades de lazer como o Abrigo na Folia, é desenvolver a afetividade, estimular a convivência e resgatar a autoestima, bem como podem reduzir os fatores estressores, minimizando a ansiedade e a angústia presentes no cotidiano, pois esse tipo de atividade permite a expressão de sentimentos, a comunicação e interação social entre os acolhidos e os educadores. 

De acordo com o presidente do Abrigo Municipal, Abdoral Neto, esses momentos de confraternização são de extrema importância pra os menores assistidos pelo abrigo, é importante destacar que, o acolhimento institucional infanto juvenil, é uma medida prevista no art. 101, Capítulo VII, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que visa o acolhimento por menores que têm seus direitos violados.

Comentários