Festival de dança vai mostrar talento de alunos de escola em Santana

Cerca de 500 alunos de escola localizada no bairro Remédios estarão envolvidos em um festival de dança que promete ser uma bela despedida de um ano letivo de intenso trabalho desenvolvido pelo corpo docente, discente e técnico da Instituição. 

Intitulado “O corpo dança e se expressa”, o 1º Festival de Dança Professor José Carlos Menezes acontecerá no próximo dia 12 de dezembro. 

A proposta é homenagear, in memoriam, o educador que marcou gerações de santanenses e que infelizmente faleceu durante o período mais intenso da pandemia da Covid 19. 

Natural de Cametá - PA, José Carlos Filgueira Menezes fez carreira no Estado do Amapá como historiador e advogado, militando pelas causas comunitárias e envolvendo seus alunos sob uma perspectiva critico-social.

Desenvolveu e colaborou, também, com diversos projetos que até hoje permeiam a memória daqueles que, de alguma forma, trazem consigo um pouco daquele professor combativo e humano. 

O educador marcou época junto aos seus colegas com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na Escola Joanira Dell Castillo e com o Projeto Júri Simulado na Escola Augusto Antunes, instigando seus alunos a temas como Políticas de Ações Afirmativas, política de cotas, temas que necessitam ser debatidos como forma de justiça e equidade social. 

Para a professora Danielli Souza, a iniciativa, além de homenagear um profissional marcante, tem como objetivo inserir a dança, sob uma perspectiva artística, no contexto educacional. 

A professora destaca que a atividade já conta com o valoroso apoio do coreógrafo Valdo Oliveira. Além disso, a educadora destaca o entusiasmo com que os alunos estão ensaiando, ansiosos pelo grande momento. 

“Quem sabe descobriremos mais e mais talentos que se escondem no nosso meio”, disse a professora, acrescentando: “Sabemos que muitos dos nossos alunos ainda não veem essa questão da dança como uma linguagem artística, sendo que ela é uma dessas linguagens. Muitos desses alunos ainda vinculam a arte apenas como desenho, sendo que não é apenas isso”, explicou a professora, que também observa a existência de talentos entre tais alunos que vão se expressar durante o festival. 

O evento abrigará uma palestra sobre a história da dança, com o coreógrafo Cléber Wanderley e haverá, também, apresentações do Grupo de Dança Relatus, Grupo Amigos da Toada e Balé Sorriso Fitness. 

Além disso, contará com a presença apoteótica da Escola de Samba Império do Povo para fechar a programação.

Comentários