Setap descarta paralisação dos ônibus

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) tranquilizou a população de que não existe possibilidade de nova greve dos rodoviários, conforme tem sido divulgado em redes sociais. 

O que existe é uma tentativa de um partido político em usar os trabalhadores como massa de manobra às vésperas da eleição para ter visibilidade eleitoral. A estratégia já foi denunciada ao Ministério Público Eleitoral.

Recentemente, dirigentes do Sindicato dos Rodoviários (Sincottrap) realizaram manifestações, tentaram impedir a saída dos ônibus da garagens e até depredaram veículos e coagiram trabalhadores. Alguns dos casos foram parar no Ciosp, com a abertura de inquéritos policiais. 

O Setap não vai permitir que tais práticas voltem a acontecer pois, consultados, a maioria dos trabalhadores é contra a greve. O Setap explica que avançou o que pôde em relação ao reajuste, já que este ano não houve reajuste da tarifa que cobrisse a inflação acumulada nos últimos quatro anos. A tarifa não é reajustada desde 2019. 

O Setap também alertou a prefeitura de Macapá sobre a tentativa de usar os trabalhadores em manobra eleitoral, especialmente num momento em que o município reduziu a frota operante e uma paralisação pode trazer sérios prejuízos à população. 

Hoje, por determinação da prefeitura a frota operante é de 40%. Como a greve é ilegal, quem insistir no movimento terá o ponto cortado, conforme informado ao Ministério Público do Trabalho.

Informações repassadas pelo Setap

Comentários