Visita técnica de estudantes a museu no AP promove culminância após oficinas pedagógicas

Um grupo composto por mais de 90 alunos de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Santana, puderam apreciar, compreender e se aprofundar sobre a cultura Amazônica, após uma tarde no Museu Sacaca, localizado na capital Macapá. 

A visita aconteceu nesta terça-feira (30), onde os alunos da Escola Estadual Padre Simão Corridori puderam explorar as tradições amazônicas que foram pautadas em eventos pedagógicos e culturais realizados pela instituição no primeiro semestre deste ano. 

“A Visita ao Museu Sacaca foi muito importante, pois trouxe aos nossos alunos e alunas a oportunidade de vivenciar a preservação da memória cultural dos povos amazônicos a partir da observação do cotidiano popular do ribeirinho representada maravilhosamente bem em cada espaço do museu”, explicou a professora Regina Gonçalves, uma das coordenadoras.

“A nossa escola promove atividades dinâmicas que nos deixam encantados, esta foi uma delas. Caminhar pelo museu foi importante para todos nós. Entrar nas casas ribeirinhas ali existentes e principalmente conhecer o mundo das parteiras e das plantas medicinais foi uma experiência muito boa”, disse o aluno Matheus Oliveira do 9º ano. 

Segundo a professora Elissandra Lopes, trata-se de uma culminância de vários momentos em que professores e alunos debateram o seu papel na e para a sociedade por meio das diversas áreas do conhecimento, realizamos oficinais na nossa escola, que envolveu desde a produção e degustação de iguarias da Cozinha Amazônica pelos próprios alunos até a sensibilização e educação ambiental com os colegas de Ciências Exatas e da Natureza. 

Para quem esteve presente no museu, a ocasião permitiu uma viagem no tempo e infinitos conhecimentos sobre a nossa ancestralidade que permeia as nossas vidas na atualidade e que certamente serão ressignificados pelos alunos.

Comentários