Junho Verde: Educação ambiental é o tema de palestras em creches e escolas de Santana

A ação faz parte do calendário de atividades idealizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SEMDUH). O intuito é semear a consciência ambiental desde a primeira infância, para formar agentes multiplicadores no futuro. 

Dando continuidade às atividades em alusão ao mês do meio ambiente, os alunos da creche Edre, localizada no bairro Paraíso, em Santana, receberam a equipe da SEMDUH nesta terça-feira (21), para receberem orientações sobre o descarte adequado de resíduos através de um vídeo recreativo. 

Na oportunidade, também foram realizadas brincadeiras e atividades pedagógicas para melhor absorção do aprendizado dos pequenos, e com o objetivo de incentivar as práticas ambientais no jardim de infância, a creche foi presenteada com uma lixeira seletiva. 

A iniciativa está sendo conduzida pela Coordenação Municipal de Meio Ambiente (CMA), que estará presente em mais cinco educandários durante esta semana. 

O secretário da SEMDUH, Helder Lima, explica que o objetivo é levar os bons hábitos desde a formação das crianças. 

“Nesta terceira semana de programação referentes ao mês do meio ambiente, a equipe do CMA está promovendo palestras de educação ambiental nas escolas. Nós queremos levar essa mensagem e esses bons hábitos lá na formação dos cidadãos, dos nossos pequeninos. Nós entendemos que a educação ambiental pode mudar um pouco dessa situação do planeta em que a gente vive e proporcionar uma melhor qualidade de vida através das atitudes das pessoas. Essa prática ambiental cria em cada indivíduo um senso de responsabilidade e pertencimento, um laço com o meio ambiente e isso é algo que pode ser feito para avançar na diminuição da degradação ambiental”, disse. 

A pedagoga da creche, Queli Maria, conta que a atitude é motivo de muita alegria para o incentivo à proteção e educação ambiental. 

“A creche Edre fica muito feliz com a parceria da secretaria de meio ambiente, trazendo para as nossas crianças mais informações sobre a preservação do meio ambiente, e agradecemos o lindo presente das lixeiras seletivas”, esclareceu a pedagoga. 

A programação do Junho Verde está acontecendo desde o dia 05, que abriu as atividades na Avenida Santana, com a distribuição de 300 mudas de plantas de espécies frutíferas, arbóreas, ornamentais e medicinais na Avenida Santana. 


O calendário segue até o dia 30 deste mês com uma blitz educativa no centro da cidade, em que haverá entrega de brindes e panfletos informativos. A ação terá apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte de Santana (STTrans). 

*Matéria de Luana Silveira (Ascom/PMS), com fotos de Crisyano Mendes.

Comentários