Moradores de mais de dez bairros de Santana estão há semanas sem água nas torneiras

O blog vem recebendo dezenas de relatos de moradores de vários bairros de Santana queixando-se da falta de água, serviço este de responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), há semanas. 

Em alguns casos que nos foram enviados dão conta de torneiras secas já há meses. 

De acordo com os internautas, na qual alguns moram em bairros como Nova Brasília, Provedor I e II, Remédios, Hospitalidade e Vila Amazonas, foram feitos diversos contatos com a Caesa ao longo da semana passada, onde não tiveram qualquer retorno. 

Silvana Ferreira, moradora do Provedor I, contou a dificuldade que vem enfrentando há cerca de um mês com a falta hídrica. 

“Aqui estamos desde o início de maio sem água. Procurei a Caesa e me falaram que tem um problema na rede de distribuição e que vão resolver, mas não resolveram foi nada”, disse a moradora. 

A situação tem sido mais calamitosa em bairros como Paraíso e Fonte Nova, onde o fornecimento de água é tratado sob racionamento desde o ano passado. Porém, há relatos que trechos do Fonte Nova ficam até 20 dias sem ver uma gota de água cair das torneiras. 

“Estamos abandonados há muito tempo, sem qualquer apoio de políticos que não sabem olhar pra isso que estamos vivendo. Mas nas eleições eles vão está por aqui perturbando a gente”, desabafou a estudante Geane Tavares, de 19 anos, moradora do bairro Fonte Nova, pelas redes sociais. 

O que diz a Caesa 
O blog Santana do Amapá entrou em contato com a Caesa questionando por qual motivo tantos bairros de Santana estavam sem fornecimento. 

A estatal informou que uma das bombas do sistema de captação de água do município de Santana sofreu pane no último dia 23 de maio, reduzindo a produção do líquido e causando falta do produto em alguns pontos da rede. 

Providências já estão sendo tomadas para a reativação de peças da bomba de captação, com previsão de normalizar a distribuição hídrica ainda esta semana. 

“Por enquanto a distribuição segue com baixa pressão durante o dia e com alta pressão no início da manhã e início da tarde”, diz em trecho de nota. 

Ainda informaram que o sistema que atende ao bairro Fonte Nova é isolado do sistema central de Santana, e ainda continuará passando por racionamento enquanto aguarda a chegada da nova bomba.

Comentários

  1. Matéria feita dia 31/05 e até hoje dia 03/06 continua sem um pingo de água aqui no bairro Paraíso. Com a privatização da caesa pensei que o serviço ia melhorar, mas está bem pior do que era antes

    ResponderExcluir

Postar um comentário