Falta de professor motiva protesto de alunos de escola pública em Santana: “Queremos estudar”

Alunos do ensino médio escola estadual Augusto Antunes, uma das maiores da rede pública em Santana, protestaram nesta quarta-feira (27) pedindo a contratação de mais professores em diversas disciplinas. 

Os estudantes alegam que a falta de profissionais é uma realidade antiga da instituição. 

A ação foi organizada por um grupo de representantes de todas as turmas da escola.

O ato percorreu ruas próximas, no bairro Nova Brasília, onde a instituição fica localizada.

“Estamos sem professores, precisamos de novas centrais de ar, nossa escola tem uma boa estrutura, mas ela não favorece os alunos [...]. Pedimos professores para a Seed, mas até agora não veio nenhum, estamos assim desde o início do ano letivo”, explicou Maria Eduarda da Silva Barreto, representante da organização do ato. 

De acordo com os estudantes, a falta de profissionais prejudica o aprendizado e dificulta também o desempenho dos alunos, que estão em processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

“Estamos com uma carência grave de professores. Não temos como tirar uma boa nota no Enem se não temos o principal: uma base. Não temos aula de redação, nem língua portuguesa, artes, química, biologia, ou seja, não tem como tirar a nota que é necessária. Queremos estudar!”, lamentou a aluna. 

A Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed) se pronunciou sobre a manifestação e informou que não há carência de professores na escola, apenas uma ‘má distribuição’ de turmas, onde os alunos serão organizados para garantir o atendimento de todos os educadores. 

“Havia uma má distribuição de turmas na escola. A equipe da Seed orientou a gestão escolar a redistribuir as turmas, e desta forma não há carência de professores na unidade escolar”, diz a nota.

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários