“Não tive reações e estou protegida,” diz primeira criança vacinada contra Covid-19 no Amapá

Avó da primeira criança vacinada contra covid-19 no Amapá, Dona Nazaré, de 51 anos, garante que a neta não teve reações adversas após vacinação. 

A 1º dose tomada por Yasmin Luize, de 10 anos, ocorreu no final de janeiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Sirieiro, localizada no bairro Nova Brasília, em Santana. 

“Ela estava bastante animada, eu e os pais dela estávamos bastantes ansiosos, mas graças a Deus tudo ocorreu bem. Sem reações”, relembre Nazaré. 

Para a faixa etária de Yasmin Luize, de 05 a 11 anos, está autorizada a vacina pediátrica. Segundo dados da Vigilância em Saúde (SVS), estima-se que atualmente são 112.980 crianças no Amapá. 

Dessas, apenas 6.316 doses foram aplicadas. Sendo que a 1° dose (D1) imunizou 6.284 crianças e a 2° dose (D2+DU) imunizou 28. 

Yasmin aguarda agora pela 2º dose, que só será tomada no intervalo de dois meses após a 1ª, para ficar ainda mais prevenida e frequentar as aulas presenciais. Ela garante que apenas sentiu uma dor no braço após a imunização. Por isto, reforça e incentiva os colegas da escola e as demais crianças a tomarem a vacina. 

“Eu aconselho que as outras crianças venham a tomar a vacina pra que nós possamos estar mais seguros, protegidos e voltar a ter aulas na escola. Não tive reações”, comenta Yasmin.

A avó dela faz um apelo aos os pais ou responsáveis sobre a importância da vacinação para segurança das crianças. 

“Eu convido todas os pais para que levem suas crianças a se vacinar. A gente não soube de nenhuma reação adversa de crianças que tomaram as doses da vacina. Então, tragam seus filhos para tomarem as doses da vacina, na UBS próxima, para que assim as aulas presenciais voltem ao normal”, afirma dona Nazaré. 

O imunizante está disponível nas unidades básicas de saúde em todos os municípios do Estado. Os pais ou responsáveis devem estar atentos aos períodos de vacinação.

Comentários