Policiais Militares de Santana participam de palestra sobre saúde mental

Diariamente o policial militar é submetido a situações desgastantes que colocam em risco a própria vida em cumprimento do dever de garantir a segurança da sociedade. 

Por esse motivo, a saúde mental do policial é de fundamental importância e esse foi o tema discutido durante dois dias seguidos (na quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28), na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar de Santana. 

A palestra foi ministrada pelo psicólogo Moisés Vasconcellos que buscou fortalecer a importância dos cuidados não só com a saúde física, mas também mental. 

Os agentes militares, segundo observa-se, atuam diretamente com as mais diversas ocorrências, sob pressão intensa, estresse e com riscos extremos na missão de proteger o cidadão, se notando dessa forma a importância de se trabalhar o constante equilíbrio no campo das emoções desses profisssionais. 

“Percebe-se que vivemos um período tenso por causa da Covid (doença), e que isso vem alterando o comportamento pessoal de muitos, e os policiais militarres não seriam diferentes”, explicou o psicólogo. 

Durante os dois dias, o evento consistiu em palestras que vários assuntos relacionados à saúde mental do policial militar, incluindo a ansiedade, estresse e depressão no ambiente de trabalho, como também os cuidados com o desenvolvimento emocional, a identificação de sinais preocupantes e o direcionamentos possíveis em casos necessários. 

“Como o policial vive sempre em um ‘alerta constante”, esse foi um momento de analisar se isso que acontece com ele é normal ou patológico”, enfatizou. 

Brincadeiras e dinâmicas também fizeram parte da programação das palestras, que contou com cerca de 100 policiais militares presentes, que não apenas puderam explanar seus comportamentos emocionais perante o atual quadro que o Brasil e o mundo vive, como também entenderem que é possível buscar apoio para a saúde mental. 

“Vários diálogos foram traçados e ouvidos durante a palestra, como gesto de fortalecer essa importância que precisamos ter com nossa saúde mental nesses tempos de pandemia”, finalizou.

Comentários