Pessoas com comorbidades, residentes no município de Santana, podem, a partir desta segunda-feira, 29/3, realizar o cadastro prévio para a vacinação contra a Covid-19.
Embora o município ainda não tenha recebido as doses necessárias para este grupo, o prefeito Bala Rocha determinou que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) antecipasse o planejamento da imunização deste segmento.
O anúncio ocorreu durante Live na página do gestor, com a participação da secretária de Saúde, Ithiara Madureira e da vice-prefeita, Isabel Nogueira.
Bala Rocha explicou que após a vacinação da faixa etária de 60 anos, o município deve iniciar a imunização do grupo de pessoas com comorbidades, conforme preveem os Planos Estadual, Municipal e Nacional de Imunização.
“As pessoas com comorbidades deverão preencher o cadastro, para que o município tenha informações do quantitativo de pessoas a serem vacinadas nesta etapa e, a garantia de vacinas disponíveis”, disse.
O gestor reforçou ainda que embora Santana esteja à frente na aplicação de doses da vacina, usando todo o estoque disponível, o município seguirá mantendo cautela e que, de posse das informações disponibilizadas através do cadastro, a estratégia da Prefeitura será abrir a vacinação desse grupo por faixa etária, conforme a disponibilidade de doses.
Para o cadastramento prévio, a secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, informou que o usuário deve acessar o site da Prefeitura de Santana pelo link: https://forms.gle/o9FyWhvXcjPRcfm89 e preencher as informações solicitadas. Além dos dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço e telefone), a pessoa deverá marcar as comorbidades que possui, dentre as 27 opções apresentadas pelo sistema.
Antes de iniciar o cadastro, a pessoa ou familiar deve ficar ciente que deverá anexar no cadastro e apresentar no ato da vacinação, laudo médico ou outros documentos comprobatórios necessários para garantir o direito à vacina. As doenças elencadas pelo Ministério da Saúde para nortear a vacinação na nova etapa da campanha.
Acompanhe a lista de comorbidades segue o padrão definido pelo Ministério da Saúde:
– Diabetes Mellitus;
– Hipertensão Arterial Grave:
– Hipertensão Arterial Resistente (Har);
– Hipertensão Arterial Estágio 3;
– Hipertensão Arterial Nos Estágios 1 E 2 Com Lesão Em Órgão-Alvo E/Ou Comorbidade;
– Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
– Doença Renal
– Doenças Cardiovasculares E Cerebrovasculares
– Insuficiência Cardíaca (Ic);
– Cor Pulmonale E Hipertensão Pulmonar;
– Cardiopatia Hipertensiva;
– Síndromes Coronarianas;
– Valvopatias;
– Miocardiopatias E Pericardiopatias;
– Doença Da Aorta, Dos Grande Vasos E Fístulas Arteriovenosas;
– Arritmias Cardíacas;
– Cardiopatias Congênita No Adulto;
– Próteses Valvares E Dispositivos Cardíacos Implantados;
– Doença Cerebrovascular;
– Imunossuprimidos
– Anemia Falciforme
– Câncer
– Obesidade Grave
– Síndrome De Down
– Cirrose Hepática
– Doença Asmática
– Doença Alérgica
Comunicação – Prefeitura de Santana
Comentários
Postar um comentário