No Setembro Amarelo, psicólogo dar palestras e dinâmicas sobre prevenção ao suicídio em Santana

No último final de semana, jovens e adultos foram o principal público de uma roda de palestras voltadas no chamado Setembro Amarelo, uma campanha nacional que visa promover a prevenção ao suicídio. 
 
Com o tema ‘Depressão ao Suicídio’, o objetivo da palestra era levar, por meio de informações de cunho psicológico, o participante a compreender, conhecer, identificar e prevenir o suicídio. 
 
A programação das palestras ocorreu durante dois dias – sábado e domingo – na comunidade do Delta do Matapí e no bairro Paraíso, respectivamente, na qual os dois encontros teve um enorme público presente (foram quase 200 pessoas nos dois dias de evento). 
 
“Falamos da importância do setembro amarelo, como também das causas da depressão, Sintomas mentais e comportamentais de uma pessoa deprimida”, explicou o psicólogo Moisés Vasconcellos, convidado pelos lideres evangélicos para explanar o assunto nas congregações que coordenam. 
 
O assunto foi abordado com o público – em especial aos jovens, que estavam em maioria –, utilizando linguagem fácil e atual por meio de dinâmicas, que permite a realização de atividades em grupos através de relatos e atos, onde eles puderam falar um pouco sobre suas vidas e como se sentem, sobre os bons e maus momentos, e trocaram experiências entre si, participando ativamente da vivência. 
 
“Um ponto muito importante foi perceber a importância em massa da juventude nestas duas palestras. Afinal é o público com os índices de depressão no município”, disse o psicólogo.
 
Durante a palestra, assuntos também como a origem e o motivo da Campanha, dados recentes, mitos sobre o suicídio e o que deve ou não ser feito para evitar que a pessoa tire a própria vida foram abordados. 
 
Campanha 
Setembro Amarelo é uma campanha, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a prevenção do suicídio. 
 
Desde 2015, as buscas pelo diálogo sobre suicídio se multiplicam neste mês. O dia 10 de setembro foi designado como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. 
 
Embora esse assunto seja delicado, é importante estabelecer uma conversa com a população para reduzir os casos de suicídio. 
 
Apenas no Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 45 minutos há uma tentativa de tirar a própria vida.

Comentários