![]() |
Centro Covid III de Santana será fechado |
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decidiu encerrar o funcionamento de duas unidades chamadas de Centro Covid, abertas para atender pacientes infectados com o novo coronavírus no Amapá. São elas: o Centro Covid-2, que funciona na Maternidade da Zona Norte de Macapá, e o Centro Covid-3, de Santana. As unidades têm 30 dias para serem fechadas.
Um ofício assinado pelo secretário Juan Mendes foi entregue na quinta-feira (27) ao Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), organização social que administra essas duas unidades e também o Centro Covid-1, localizado no completo do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), no Centro da capital.
O blog solicitou esclarecimentos à Sesa, no entanto, não houve retorno até a última atualização desta reportagem.
No ofício, o secretário cita que o censo diário dos centros covid demonstram uma redução da taxa de ocupação de leitos em todos eles.
Segundo a Sesa, cita o documento, o investimento feito nos três centros Covid administrados pelo IBGH no Amapá é na ordem de R$ 9,8 milhões, todo mês.
Mendes também destaca no ofício que tomou a decisão considerando os “levantamentos feitos a partir de abril de 2019 acerca da situação orçamentária e financeira vivenciada pela Secretaria de Estado da Saúde”.
Este mês, os profissionais da saúde que atuam na unidade de Santana fizeram protestos cobrando o pagamento de salários atrasados há pelo menos 2 meses. Na época, a Sesa declarou que o atraso aconteceu por causa de um atraso envolvendo "incompatibilidades administrativas e contratuais", mas afirmou que o problema seria regularizado.
Antes de solicitar o encerramento das atividades em 30 dias, o secretário reforça que a decisão faz parte da retomada com regularidade e continuidade dos serviços públicos num “período pós pandemia”.
“Solicito o encerramento, no prazo de 30 dias a contar da presente data, dos Centros de Atendimento à COVID II e III, Maternidade Drª Euclélia Américo – Zona Norte e Santana, respectivamente, cujos serviços são contratualizados com esse Instituto”, finaliza o ofício.
Informações postadas no G-1 Amapá
Comentários
Postar um comentário