Usuários reclamam de contas de luz emitidas pela CEA

Leituras estão sendo feitas pelos próprios clientes
Depois que a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) divulgou no final do mês passado a autorização da suspensão do trabalho dos leituristas, liberada pela da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), clientes da estatal em Santana vem questionando o modo como estão sendo processado o cálculo na leitura repassada à companhia. 

“Nos orientaram a tirar uma foto do relógio (contador de luz) e enviar para a CEA que a conta seria processada e lançada no site da empresa em até 48 horas, mas já fiquei esperando uma semana para ver esse valor colocado lá no site, isso nos prejudica quando vamos pagar”, disse o professor Rogério Matos, que reside no bairro Paraíso. 

O professor que precisou entrar em contato com a central de atendimento da estatal, para que pudessem agilizar a emissão de sua conta de luz. “Se não der pressão, não iam resolver isso”. 

Numa situação mais complicada foi a conta de luz da residência do autônomo Benedito Pereira, que mora no bairro Fonte Nova. Com uma pequena oficina de bicicletas parada, na qual teve uma grande queda nos serviços que antes da pandemia eram mais movimentados, o autônomo se assustou quando pediu à filha que seguisse às orientações ditas pela estatal e enviou uma foto da leitura de consumo de seu imóvel. 

“Até no mês de março estava pagando entre R$ 180 e R$ 230, agora me vem uma cobrança absurda de R$ 318 que eu não consigo entender de onde tiraram esse valor se eu estou sem trabalhar na oficina. É um valor sem pé nem cabeça”, reclamou o autônomo, que disse ter entrado em contato com a estatal e apenas lhe deu uma revisada no valor, reduzindo a cobrança para R$ 270. 

O que diz a CEA 
O blog entrou em contato com a Central de Atendimento da CEA pelo número 116, na qual uma de suas atendentes esclareceu sobre o cumprimento da Resolução Normativa Aneel nº 878/2020, onde permite às distribuidoras de todo o Brasil considerarem a média do consumo dos últimos doze meses, para emissão das faturas (populares “contas de luz”), nas situações onde for recomendado adotar esta medida em função da pandemia. 

Como alternativa, a empresa disse que os clientes podem optar por informar os números registrados nos medidores, por meio dos canais de atendimento, no site, ou mensagem de texto pelo Whatsapp (96) 98414-0855.

A Companhia ainda informou que dúvidas de valores cobrados ou problemas detectados durante a emissão da conta de consumo de energia elétrica, pode ser claramente esclarecidos por um de seus canais de atendimento ao público.

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