Justiça do AP realiza o primeiro Círculo Restaurativo Virtual

O isolamento social pode ter efeitos emocionais e psicológicos importantes na vida das pessoas, pois altera a rotina diária de produção e cuidados, podendo trazer ansiedade, medo e até doenças físicas. 

Para combater os eventuais males nos públicos internos (magistrados, servidores e colaboradores), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Santana (CEJUSC-STN), que tem como coordenadora a juiza Larissa Antunes, realizou, na manhã desta segunda-feira (30), seu primeiro Círculo Restaurativo Virtual, com o tema “Acolhimento e Autocuidado em tempos de Quarentena”. 

Utilizando a plataforma do aplicativo Zoom, o foco das conversas girou em torno dos aspectos positivos da convivência familiar, do cuidado mais próximo dos outros membros da família, de como as pessoas estão se organizando com idosos, crianças e com aquelas pessoas que precisam ir ao trabalho porque estão no grupo dos serviços essenciais.

Segundo a coordenadora do Cejusc, juiza Larissa Antunes, este foi um momento de cuidar dos nossos servidores e estagiários como seres humanos complexos e holísticos. 

“Nesta oportunidade foi possível olhar e refletir de que modo podemos cuidar dos aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais de cada um, diminuindo os prejuízos do isolamento e preparando-nos para o retorno das atividades do Fórum”, explicou. 

“É importante, além de usar as ferramentas virtuais para a prestação do serviço ao Jurisdicionado, também utilizá-las para o cuidado com a saúde física e emocional do servidor, nutrindo-os de mensagens positivas, de conforto, amor e fé no futuro”, concluiu a magistrada. 

Para a servidora Neide Santos esse momento foi muito especial, que mostrou que a distância não é um obstáculo para ouvir e acolher o outro com empatia. 

“Esta experiência nos provou que podemos ser apoio e força uns para os outros nesta fase tão desafiadora”, assegurou. 

O servidor Davi Pinheiro destacou a importância do momento, “pois nos possibilitou reconectar com pessoas afastadas fisicamente, o que nos trouxe sentimentos de paz, conforto e gratidão”. 

Já Adriana Oliveira experimentou a nova ferramenta como oportunidade de conexão, união e reflexão.

Comentários