Número de desaparecidos em naufrágio pode passar de 30

O Corpo de Bombeiros confirmou por volta de 19h30 deste sábado (29), que após 5 horas de atividades, foram interrompidas as buscas pelos quase 20 desaparecidos do naufrágio do navio Anna Karoline 3 no Rio Amazonas, no Sul do Amapá. Os corpos de 3 mulheres, ainda não identificadas, foram encontradas. 

A suspensão da procura feita por via aérea e por embarcações na água atende aos protocolos de resgate e salvamento da corporação em função da dificuldade na visibilidade na região, que é desabitada e não tem acesso terrestre. 

As buscas serão retomadas a partir das 6h de domingo (1. de março) com 14 mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Amapá e do Pará. 

O navio com cerca de 70 passageiros saiu por volta das 18h de sexta-feira (28) de Santana, no Amapá, em direção a Santarém, no Pará, mas às 5h deste sábado, o comandante da embarcação acionou o socorro numa região próxima à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari. 

Ele relatou à Marinha do Brasil que um ‘vento forte’ atingiu a embarcação e teria provocado o naufrágio. Muitas pessoas teriam caído na água também. A viagem entre as duas cidades dura em média 36 horas. A previsão de chegada em Santarém era às 6h de domingo (1º). 

O Grupamento Tático Aéreo (GTA), do governo do Amapá, chegou de helicóptero na região pouco antes das 14h. Os passageiros resgatados foram levados para hospitais da região.

O trabalho de resgate conta com a ajuda de ribeirinhos do local e ainda da estrutura do município de Almeirim (PA). Para o local, a prefeitura encaminhou uma balsa, com equipe médica, alimentos, mantas e medicamentos. 

A Marinha informou que foi instaurado um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. 

Números incertos 
A Capitania dos Portos ainda não soube informar o número exato de passageiros que viajavam no barco que naufragou esta madrugada no sul do Amapá. 

Porém, relatos de alguns sobreviventes já resgatados chegam a cogitar que mais de 100 pessoas estavam a bordo do ‘Ana Karoline III’, sendo que menos de 40 conseguiram se salvar até o momento. 

Pelas redes sociais, vários grupos de notícias da cidade de Almeirim (PA) e de Santana (AP) comentam e postam fotos de pessoas que teriam embarcado no navio e que de acordo com familiares, ainda não tinham sido localizados pelas autoridades, dando a entender que ainda estariam desaparecidos. 

Um levantamento feito pelo blog constatou que cerca de 30 pessoas – muitas sendo parentes entre si – estariam desaparecidas. Aguardaremos maiores informações neste domingo (1º de março). 

Algumas informações colhidas no G-1 Amapá

Comentários