Lixo acumulado e mau cheiro que proliferam pelo Hospital de Santana

Manchas de sangue pelos corredores e mau cheiro
Quem procura o Hospital Estadual de Santana – tanto pela área da Maternidade ou pelo atendimento emergencial – logo se depara com um quadro assustador e ao mesmo tempo imundo: lixeiros acumulados e transbordando de materiais descartáveis, além de pequenos itens (de uso médico ou alimentar) visivelmente esticados pelos corredores de um local que recebe inúmeras pessoas atrás de atendimento médico. 

Durante a semana, o blog Santana do Amapá recebeu diversas denúncias de funcionários efetivos que atuam no Hospital de Santana, onde informaram estarem convivendo por plantões sufocantes e sem qualquer indício de higiene coletiva. 

Chão do HE continua sem limpeza
Neste sábado (22) e domingo (23) fomos ao local e logo constatamos a veracidade de várias situações que nos foram repassadas. 

Pela área da Maternidade, o lixo acumulado demonstrava não ter limites com algumas lixeiras (até mesmo de enfermarias do setor pediátrico do local), onde parecia não verem recolhimento há muito tempo. 

“Tem dia que não aguentamos esse fedor aqui no quarto”, disse a acompanhante de uma criança que está internada na Ala da Pediatria daquela unidade de saúde. 

Sobre o fedor citado pela acompanhante é referente a um forte mau cheiro que pode ser sentido por alguns corredores do hospital, que se mistura com o odor dos diversificados lixos convencionais e de materiais recém usados por médicos e outros profissionais daquela de saúde. 

Banheiros sem condições de uso pessoal
“Isso pode causar uma contaminação generalizada a todos que trabalham ou utilizam os serviços daqui se algo não for feito para retirar essa imundície aqui de dentro”, alertou uma enfermeira ao blog. 

Manchas de sangue pelo chão dos principais corredores do hospital e banheiros sem condições de uso pessoal também foram alvo de denúncias, além das constantes faltas de água nas torneiras, impossibilitando na higienização desses profissionais. 

Alguns funcionários foram fazer limpeza
Ainda foi possível encontrar na tarde deste domingo (23) alguns trabalhadores que estavam efetuando a limpeza de algumas salas e setores do local, onde um desses trabalhadores informou que a empresa responsável pelos serviços de limpeza do hospital continua em greve há mais de 30 dias devido estarem com quase quatro meses de salários atrasados. 

Um funcionário de outra empresa que presta serviços no hospital – que preferiu para não ser identificado – informou ao blog que esses trabalhos de limpeza no hospital estão acontecendo a cada dois dias devido à greve da classe terceirizada e que o local chega a ficar mais de uma semana sem ver qualquer limpeza nos corredores. 

Em razão do feriado prolongado de Carnaval, o blog tentou contato com alguém da assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para esclarecer sobre a situação dos terceirizados em greve e sobre a situação em que se encontra o Hospital de Santana, mas ninguém foi localizado para falar do assunto.

Comentários

  1. Q Deus tenha misericórdia dos profissionais e dos doentes que estão ali diariamente no meio de tanta imundície. Tem dinheiro pra Carnaval mas não tem pra pagar os trabalhadores que fazem a limpeza, são pais de família que trabalham pq precisam sustentar suas famílias. E o poder público não faz nada!!!

    ResponderExcluir
  2. Aquele vc lugar já era conhecido como um açougue. Agora é um açougue seboso 😁

    ResponderExcluir

Postar um comentário