Livro histórico sobre Santana vira tese acadêmica

Já considerado uma obra de sucesso, o livro historiográfico ‘Santana 30 Anos de Acontecimentos’ tem sido uma referência de consultas para muitos membros da imprensa – que vez por outra traçam lembranças históricas do segundo maior município amapaense, fazendo colocações à referida obra – como também vem servindo de importante material para trabalhos acadêmicos. 

Um exemplo está no Projeto de Pesquisa da Disciplina do TCC do acadêmico Jucivaldo Martins. Lotado no Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Jucivaldo utilizou a obra santanense como parte integrante de uma tese relacionada à Lei Maria da Penha e a ineficácia das Medidas Protetivas utilizadas no município de Santana. 

“Como um dos capítulos do meu trabalho está voltado para a caracterização do município de Santana (que considera os aspectos familiar, social e cultural), a obra ajudou em termos históricos sobre essa formação dentro do município”, explicou o acadêmico. 

Apesar da forte carência de fontes bibliográficas que ajudem a intensificar a pesquisa, Jucivaldo reconhece que o livro teve grande participação em sua apresentação, ocorrida no último dia 26 de outubro. 

“Quando procuramos referências sobre assuntos desse tipo, temos uma deficiência. (a obra) Ajudou muito, principalmente por caracterizar nosso município nessa questão do aspecto social. Por isso, que temos que valorizar o trabalho de nossos escritores santanenses”, declarou. 

Após a aprovação com nota máxima nessa primeira etapa, o acadêmico seguirá agora para a materialização do planejamento oficial de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que será finalizado ainda no primeiro semestre do ano que vem. 

A Obra 
Lançada no último dia 28 de junho, o livro ‘Santana: 30 Anos de Acontecimentos’, de autoria de Emanoel Jordânio aborda os principais fatos que marcaram a história da cidade no período de 1987 a 2017, sem perder sua linha jornalística. 

Na obra – que contém mais de 1.100 registros –, fatos como a emancipação política de Santana (1987), a criação da Área de Livre (1992) e até o desabamento do porto de Santana (2013) estão inclusos como momentos que jamais serão esquecidos na história da cidade. 

Quem deseja adquirir um exemplar da obra, pode entrar em contato com o autor pelo número 99161-3313.

Comentários