“Levei meu filho ao pediatra e cuidei de mim”, diz vendedora durante ação social em Santana

Cerca 1,5 pessoas receberam atendimento na ação social “Sesi Senai nos Bairros”, neste sábado (26), na sede da Associação "A Nossa Família, que fica no bairro Fonte Nova, no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. A programação gratuita aconteceu das 8h às 13h e teve o apoio da Rede Amazônica. 

Para a vendedora Verenice Moraes, de 27 anos, moradora do bairro, o evento foi uma oportunidade de levar o filho para se divertir e para ela mesma relaxar com massagem e cuidar da saúde, principalmente pelas dores que sente pode passar horas em pé trabalhando. 

“Achei uma maravilha porque a gente acorda cedo para ser atendido no serviço público e não consegue atendimento. Aproveitei para trazer meu filho ao pediatra, fazer testes rápidos e uma massagem que levei no pé, onde estava sentindo dores. Cuidei de mim. Estou maravilhada”, disse emocionada. 

O vigilante Nilson Mira, de 38 anos, se veio do bairro Remédios até o Fonte Nova para utilizar os serviços de saúde como os testes rápidos e ficou feliz em saber que está com tudo em dia. 

“Gostei do que vi, o atendimento é muito bom, pois proporciona conforto para a população. Para a pessoa conseguir uma consulta no posto médico, tem que madrugar e muitas vezes não consegue, então essa ação proporciona médicos, enfermeiros e nutricionista, tudo em um só lugar”, completa. 

A marítima Dora Santos, de 56 anos, veio da Ilha de Santana para conhecer o evento realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na ocasião, aproveitou para pedir que o projeto também vá para a localidade onde ela mora. 

“Gostaria de levar para a Ilha de Santana, pois acho que lá é um local com o mínimo de acesso aos serviços, como cartão do Sistema Único de Saúde [SUS], identidade e documentação em geral, acho que isso facilitaria muito a vida dos moradores de lá”, disse.

A superintende do Sesi Senai Amapá, Regiane Machado, diz que a ação atende as comunidades mais carentes, pois a intenção é fazer uma benfeitoria nos lugares, trazendo empregabilidade, saúde, cidadania e educação. 

“A gente busca que a sociedade macapaense se torne mais qualificada para conseguir um emprego, por meio de cursos do Senai de qualificação e oficinas técnicas, que acontecem durante a semana das ações, como a de atendimento na área de saúde e panificação”, finalizou. 

A população recebeu serviços como corte de cabelo, massagem, vacinação contra gripe e sarampo, coleta de material para o exame preventivo do câncer de colo uterino (PCCU), pode tirar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e teve acesso a atendimentos de fisioterapia, psicológico e nutricional, entre outros serviços. 

Também aconteceu uma mobilização para pintura e realização de pequenos reparos na associação. Organizado pelo Sesi e Senai, o evento tem parceria com a Rede Amazônica, Secretaria Municipal de Saúde de Santana, Instituto de Promoção e Desenvolvimento Social Marias da Esperança, e outras empresas que atuam em Santana e em Macapá.

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários