Judiciário em Santana realiza última edição do Projeto ‘Restaurar’ de 2019

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (21/10), na sede da Promotoria de Justiça de Santana, a terceira e última edição do ano do círculo restaurativo do Projeto Restaurar, iniciativa da 1ª Vara Criminal, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC Santana) e Vara da Infância e Juventude em parceria com a 1ª Promotoria Criminal e Núcleo de Práticas Restaurativas da Promotoria de Santana. 

O projeto tem a finalidade de humanizar o atendimento às vítimas de roubo, tendo em vista que o crime causa não apenas danos materiais, mas também psicológicos e físicos. Do círculo de hoje participaram 24 pessoas. 

Para a juíza Priscylla Peixoto Mendes, titular da 1ª Vara Criminal de Santana, “durante os círculos, as vítimas têm a oportunidade de falar, de serem ouvidas e o Judiciário e o Ministério Público fazem os encaminhamentos necessários para restaurar, da melhor maneira possível, a vida das pessoas que enfrentam o trauma desse tipo de crime”, destacou a magistrada. 

Os círculos acontecem sempre antes da audiência de instrução e julgamento, e servem para sensibilizar e conscientizar as vítimas sobre a importância de prestar depoimento e fazer o reconhecimento dos acusados, com toda a segurança, sem que sejam vistas por eles. 

“Cada vez que a gente reúne um grupo de pessoas que foram vítimas de roubo, percebemos a sensação de alívio quando os círculos terminam. Essa é a verdadeira Justiça, a Justiça Restaurativa”, declarou a coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas de Santana (NMCPR), promotora Silvia Canela. 

A Promotora de Justiça Clarisse Alcântara participou de um circulo restaurativo com essa finalidade pela primeira vez. 

“É uma iniciativa fantástica e demonstra claramente que o Ministério Público não visa somente o réu com uma sentença condenatória ou absolutória, mas principalmente a vítima e o resto da família que recebe as consequências daquele crime. Até porque, muitas vezes, um filho ou uma filha presencia toda a cena em que o pai ou a mãe está sendo roubada, e são essas pessoas que mais precisam de apoio”, mencionou a promotora. 

Os círculos foram conduzidos pelas facilitadoras do CEJUSC de Santana Neide Santos e Lucivane Sales. 

Na solenidade estiveram presentes ainda o juiz substituto em exercício na 2ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri de Santana, Roberval Pantoja Pacheco e a Promotora de Justiça Fábia Regina Rocha Martins.

Comentários