Palestras alertam sobre depressão para a comunidade escolar em Santana

O denominado “Setembro Amarelo” (mês de combate à depressão e ao suicídio) não está passando em branco em Santana. Uma prova disso é o que foi realizado na Escola Estadual Almirante Barroso, localizada na área Central da cidade. 

Durante três dias consecutivos (de 25 a 27 deste mês), os alunos da referida instituição foram envolvidos a participarem de palestras e debates sobre o assunto. 

A ação é uma iniciativa que tem como principal palestrante, o psicólogo Moisés Vasconcellos, que já atua na área da saúde no município de Santana, na qual direcionou o assunto para a classe juvenil – na faixa etária entre 12 a 17 anos de idade – onde, muitas vezes, não sabem como lidar com determinados problemas e também sofrem, principalmente, em relação às situações que envolvem as estruturações familiares muitas vezes, fragilizadas. 

“Procuramos conversar e debater as situações que se passam dentro do ambiente escolar e familiar”, disse o psicólogo. 

Ao todo, são oito turmas da escola que participaram das palestras, que não apenas foca a problemática para a classe dos jovens e adolescentes, mas também orienta os educadores a identificarem os sintomas em alunos que estejam apresentando comportamentos anormais no ambiente socioescolar. 

“A inclusão dos professores nas palestras reforça o apoio para os casos que se desenvolvem nas salas de aula, já que o professor é a pessoa que convive diariamente aqueles que podem está com depressão”, explicou Moisés. 

As palestras na escola ainda se estenderão durante esta sexta-feira (27).

Comentários