Debate trata do quadro urbanístico de Santana

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), participou na manhã desta terça-feira (24/09), na Escola Grupo Perspectivas Construtivas (G.P.C), em Santana, de um debate sobre urbanização do município. O evento contou com a presença de autoridades da cidade e contou com palestra sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Santana. 

Na oportunidade o promotor de Justiça, titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo, Adilson Garcia, realizou a abertura do evento e reiterou a importância da união de forças de agentes públicos e sociedade civil para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. 

Em seguida, o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), José Alberto Tostes, proferiu a palestra com o tema “Urbanização das cidades com ênfase para o Município de Santana – malha viária”. 

“Mobilidade urbana não é só asfalto. É também acessibilidade para ciclistas e pedestres. Com isso a população também tem papel importante para arborização, calçadas e manutenção do espaço público. Existe espaço para todo mundo”, afirmou o professor. 

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, participou do evento e ressaltou a importância do planejamento para urbanização da cidade. 

“A ordem urbanística e demais políticas públicas neste sentido, são direitos da população e dependem do Plano de Mobilidade Urbana, essencial para a essa organização. Estamos acompanhando este processo, pois este é o papel do MP-AP, fiscalizar e garantir o melhor para a sociedade”, afirmou o promotor de Justiça. 

Sobre o plano 
Essa é a primeira vez que um plano de mobilidade urbana é pensado para o município de Santana. O projeto começou em março desse ano, com pesquisa de campo e avaliação técnica. 

Essa é uma ferramenta de gestão para a captação de recursos para a melhoria da circulação dentro da cidade. 

Estiveram presentes: o prefeito do município de Santana, Orfiney Sadala, a coordenadora técnica da elaboração do plano de mobilidade urbana, Silvia Pessoa e o secretário da Superintendência de Transportes e Trânsito (Sttrans) de Santana, vereadores da cidade, imprensa e sociedade civil organizada.

Comentários