Reaproveitamento de resíduos sólidos é tema de palestra na CDSA

Em alusão à semana do meio ambiente, funcionários da Companhia Docas de Santana participaram na manhã desta segunda-feira (10) da palestra “Resíduos sólidos, nosso lixo de cada dia”, ministrada pelo gerente de educação ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Renato Brasiliense. 

Durante a palestra Renato falou sobre a importância que se tem da população reconhecer o lixo como resíduo. 

Ele explicou que materiais descartáveis também podem possuir valor econômico. A reciclagem e o reaproveitamento de lixo para confecção de produtos são exemplos típicos da transformação do lixo em benefício da comunidade. 

“Além de estarmos ajudando o meio ambiente também estamos agregando um valor financeiro àquilo que estaria sendo descartado”, afirmou Renato. 

O cuidado com a coleta seletiva foi outro ponto abordado durante a palestra. Para Renato a separação do lixo, sejam nas residências, indústrias ou comércios, é o primeiro passo para o reaproveitamento dos resíduos sólidos. 

Além disso, é importante a atenção da população para o local em que está sendo descartado o lixo da cidade. 

A Companhia Docas de Santana desde 2011 realiza o Plano de gerenciamento de resíduos sólidos. A iniciativa atende a resolução nº 2190/2011 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). 

É possível encontrar nos setores administrativo e operacional da Companhia recipientes adequados para destinação de cada tipo de lixo. 

Outra preocupação da CDSA é quanto o lixo trazido pelos navios de bandeiras Brasileiras. Segundo o diretor operacional, Edilson Barros, cerca de 10 metros cúbicos de lixo chegam por mês no porto de Santana. 

“Estamos realizando o processo de credenciamento de uma empresa especializada para coleta seletiva desse lixo que chega ao nosso porto”, afirmou Edilson. 

Futuramente a CDSA estará implantando por meio da Assessoria de Gestão Ambiental a política de incentivo ao reaproveitamento de materiais como papeis e produtos de plástico. 

“A ideia é fazer com que os funcionários colaborem com o reaproveitamento de resíduos sólidos no município”, afirmou o chefe da sessão George Reis.

Comentários