“É a realização do sonho da minha vida”, conta professora aprovada na 2ª turma do concurso da Educação

O sonho de se tornar servidor efetivo na rede estadual de ensino vai virar realidade para a professora de física Thalia Barros, de 24 anos. A educadora integra os 522 profissionais aprovados na segunda turma do concurso da educação, promovido pelo Governo do Amapá para fortalecer o ensino e o serviço público, medida prevista no Plano de Governo da atual gestão. 

Thalia ainda estava na faculdade quando realizou a prova, em 2022, mas a profissional conseguiu aliar os estudos e foi aprovada, enfim, no cargo tão sonhado. Os pais dela, que não moram mais no Amapá, ficaram sabendo da notícia por uma ligação telefônica da filha, que, emocionada, dedica todas as suas conquistas à garra e determinação ensinadas pela família. 

“Ensinando, eu sempre me coloco no lugar do aluno e lembro de todo o sacrifício feito pelos meus pais. Esperamos esse sonho há 24 anos, porque todos os dias em que a minha mãe me levava na escola a gente conversava sobre esse concurso. Então toda a minha vida foi esperando esse dia”, conta Thalia, orgulhosa. 

A professora nasceu no Pará, mas cresceu no município de Santana. Com a mãe dona de casa e o pai cabeleireiro, desde pequena Thalia sabia que deveria focar nos estudos para alcançar os seus objetivos. Sendo aluna de escola pública durante toda a vida, a profissional hoje conta como se inspirou nos professores de infância e nos pais para escolher a carreira.

“A minha mãe sempre acreditou que a educação era o meio para transformar a nossa vida. Eu venho de uma família humilde e sempre foi a minha vontade ser professora. Tínhamos muitos amigos professores também, e desde muito pequena me vi nesse lugar”, explica a profissional. 

Determinada, Thalia foi a primeira pessoa da família a passar em uma universidade pública, sendo aprovada no curso de física da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em 2017. Apesar do baixo número de mulheres na sala de aula, a professora conta que sempre foi apaixonada pelas ciências exatas e que não deixou a desvantagem a impedir de conquistar os objetivos. 

“O meu pai é apaixonado por matemática e eu sempre me identifiquei com a área também, desde a escola. Entrar na universidade foi uma conquista muito grande pra minha família. Às vezes, o dinheiro da passagem até a universidade era o valor do meu almoço”, conta Thalia.

Concurso da educação 
Em janeiro deste ano, 545 novos servidores da Educação foram nomeados e empossados pelo Governo do Amapá. Os aprovados serão nomeados na terça-feira (23), e fazem parte da segunda turma. 

Até o momento, já foram convocados 1.198 candidatos. Ao todo, foram convocados 415 professores, 57 professores do ensino especial, 53 cuidadores e 15 pedagogos. 

Com o segundo chamado, o total de educadores convocados pelo Governo do Amapá, em 2024, chega a 1.067.

Comentários