CineJus: projeto proporciona sessão de cinema a estudantes da rede pública em Santana

Com o objetivo de acesso à cultura, estímulo ao desenvolvimento social e emocional, à criatividade e ao pensamento crítico, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou, na sexta-feira (19), no Fórum da Comarca de Santana, mais uma edição do “Projeto Cine Jus”. 

Na oportunidade, a sala de cinema da unidade judiciária recebeu estudantes da Escola Estadual Joanira Del Castillo, que foram recepcionados pela titular da Vara da Infância e Juventude de Santana, juíza Larissa Antunes e assistiram ao filme Moana. 

A ação consiste em um dia por mês, atender crianças de 8 a 12 anos de idade em situação de vulnerabilidade econômica, com novas perspectivas e oportunidades inclusivas por meio de sessões de Cinema. Essa foi a segunda edição do Projeto em 2024. 

A professora da Escola Joanira Del Castillo, Emília Lobato, elogiou a iniciativa do Poder Judiciário. 

"Esse momento é maravilhoso. Pois educar de forma lúdica é essencial. Parabéns à Justiça do Amapá por proporcionar isso aos nossos. Os estudantes e nós, educadores, estamos encantados com essa iniciativa”, comentou. 

A juíza Larissa Antunes ressaltou que o projeto proporcionará às crianças uma experiência transformadora, com impactos significativos em seu desenvolvimento social, emocional e educacional. 

“É uma satisfação receber crianças no Fórum de Santana, pois além de promover o acesso à cultura por meio do cinema, alegra nosso ambiente de trabalho. Desta forma, auxiliamos na construção do conhecimento e ajudamos no ensinamento de noções de cidadania“, destacou a magistrada. 

Mais sobre o Projeto 
Cine Jus Lançado em 2023, o Projeto Cine Jus é desenvolvido pelas equipes da Diretoria do Fórum e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em parceria com o Centro de Justiça Restaurativa (Cejure) e varas da Infância e Juventude e Criminais de Santana, além da Prefeitura Municipal e órgãos que possuem projetos sociais na cidade. 

A iniciativa que também visa a promoção do bem-estar e valorização pessoal, bem como reforço na aprendizagem e desenvolvimento educativo, é voltada para crianças do município.

O Projeto possui um espaço especializado no Fórum de Santana, onde é ofertado, além de apresentação de filmes educativos, lanches para as crianças atendidas.

Comentários