Moradores questionam sobre novo sistema de medição de energia implantado em Santana: “É melhorar ou piorar”

Nas últimas semanas os moradores do bairro Fonte Nova, área norte da cidade de Santana, estão acompanhando a realização de intensos trabalhos de implantação de uma nova rede de distribuição de energia elétrica, sendo feito pela empresa CEA Equatorial, nova concessora dos serviços de comercialização de energia elétrica no Amapá. 

Porém, além da substituição dos antigos postes de concretos e da rede elétrica que já apresenta desgastes físicos, um novo sistema de medição de energia em pontos domiciliares tem gerado polêmicas e discussões pelos moradores do bairro. 

Em pelo menos três imóveis do bairro Fonte Nova, um aparelho instalado no topo do poste de energia demonstra ser um novo procedimento que, segundo diversos relatos, visa combater as ligações clandestinas que são constantemente detectadas pela companhia de energia no Estado. 

No entanto, também há diversos questionamentos sobre as possíveis consequências futuras que o novo sistema pode vir a causar para os consumidores amapaenses, onde muitos acreditam que irão pagar por um provável consumo que não utiliza. 

“Vejo muita gente reclamando em Belém (do Pará) de que esse sistema só ajuda a aumentar no valor do talão de energia, e quem se ferrar somos nós”, disse o autônomo Mateus Oliveira, residente no bairro Fonte Nova. 

Para Mateus, o novo sistema deveria ter sido primeiramente apresentado à população antes de ser implantado nas casas. 

“Já não basta a triste situação que vivemos de não ter água no bairro, ainda tentarem meter a mão no nosso bolso por causa da conta alta de energia, assim não tem condições”, declarou.

Já a doméstica Paula Vieira, acredita que o novo modelo de medição possa garantir um serviço mais claro e coerente com o consumo doméstico. 

“Só tem dois caminhos, é melhorar ou piorar nossas vidas. Mas se for pra todo mundo pagar energia, que sirva de maneira correta”, deseja a doméstica. 

Nota da empresa de energia: 
O blog entrou em contato com a CEA Equatorial para buscar melhores esclarecimentos sobre o novo sistema de medição que já vem causando polêmicas em Santana. 

Em nota, a empresa de energia nos disse que “tem trabalhado para melhoria e maior padronização da rede de distribuição de energia elétrica no Amapá e tem realizado vários trabalhos para essa regularização”. 

Ainda na nota da empresa, diz que “as manutenções e trocas realizadas no posteamento do município de Santana nas últimas semanas, fazem parte desse trabalho e obedecem às regras das Normas Brasileiras (NBR), aprovadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como afastamento de fachadas, distância necessária do passeio público, dimensionamento, entre outros. As mudanças obedecem também a normas impostas pelo próprio município”. 

Para reclamações em relação a este assunto das medições, os clientes devem buscar atendimento nas agências da CEA Equatorial ou podem entrar com contato pelo 0800 096 0196.

Comentários

  1. Sou do Pará, meus irmãos Santanenses, preparem o Bolso que a facada vai ser grande. família de baixa renda aqui paga de 200 a 450 reais de energia.

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  2. Quem tava acostumado com "gato" e a central de ar ligada 24h, é claro que vai chorar. O mau do brasileiro começa pelo tipo de gente que governa o país. Todo mundo rouba e acham que é assim que tem que ser. Esse Brasil vai ser sempre atrasado por conta disso.

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