VÍDEO: Pediatria de Santana sofre entre formigas, fezes de ratos e lixo hospitalar

Acompanhantes tem que limpar as salas
Um vídeo que circula nas redes sociais desde o último final de semana mostra as péssimas condições físicas e higiênicas que se encontram as dependências do setor pediátrico, localizado na área interna do Hospital de Emergências de Santana. 

No vídeo – com quase dois minutos de duração –, produzido por uma acompanhante de um paciente, é possível observar várias negligências. Uma das primeiras está relacionado à limpeza das salas onde funcionam as enfermarias e os leitos. 

A acompanhante relata que os próprios parentes de internados que precisam manter o local limpo, caso queiram evitar qualquer tipo de contaminação ou infecção hospitalar. 

“Aqui é assim, se quiser ver o lugar limpo tem que você mesmo limpa-lo, não tem ninguém para fazer isso”, reclama. 

Ainda durante as filmagens, a acompanhante mostra a situação a sujeira deixada por ratos e baratas. 

“Além das salas estarem todas superlotadas, temos que conviver com cocô de rato e as infiltrações de formigas por todo o lado”, detalhou a acompanhante, que ainda mostrou o acúmulo de lixo hospitalar pelo chão do setor. 

De acordo com funcionários do HE, um dos motivos do setor pediátrico está atualmente sujo é devido a paralisação dos trabalhadores terceirizados que cobram seu vencimentos que estão atrasados há mais de três meses. 

“A população não tem culpa desse problema de falta de pagamento, apenas queremos que nos olhem com um pouco mais de atenção”, disse no vídeo. 

O blog tentou contato com a assessoria de comunicação da secretaria de Estado de Saúde (Sesa), mas ninguém foi localizado para comentar o assunto. 

Abaixo, o vídeo na integra sobre a situação do setor pediátrico do HE de Santana. 

Comentários