Parceria institucional garante a construção de sala para cursos e práticas restaurativas em Santana

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Santana, em cooperação com o Ministério Público do Estado (MPE), inaugurou o Espaço Ubuntu na Escola Estadual Prof. Afonso Arinos de Melo Franco, na tarde da última terça-feira (06). 

O local, cedido pela Secretaria de Estado de Educação (SEED), foi reformado com recursos correspondentes a R$ 10 mil, arrecadados no Bazar Solidário realizado pelos mesmos parceiros, com ajuda da Associação Comunitária do Ambrósio, em setembro no Fórum de Macapá. 

Agora, servindo ao projeto Comunidade em Círculos, o espaço será utilizado para ações diversas de capacitação e outras iniciativas vinculadas às práticas restaurativas para prevenção da violência na Comunidade do Ambrósio, localizada na área portuária de Santana. 

A servidora da Justiça e assistente social Neide Santos, que supervisiona o CEJUSC de Santana, registrou que as parcerias apenas crescem reforçando o trabalho do projeto Comunidade em Círculos. 

“Aderiram ao projeto o SEBRAE, que nos apoiará com capacitações no âmbito do empreendedorismo, gestão e cooperativismo; e a Amapá Celulose S.A (Amcel), que nos apoiará com materiais necessários para os cursos”, pontuou. 

O primeiro curso, de confecção de biobijuterias, terá início na tarde desta quarta-feira (07) e seguirá ao longo de três semanas. 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas da Promotoria de Justiça de Santana, promotora Sílvia de Souza Canela, a conquista é resultado de um ano de esforços desta parceria e membros da comunidade do Ambrósio. 

“Esse momento é extremamente importante por conseguirmos ampliar esta parceria com a SEED, que nos disponibilizou o espaço que estava subutilizado”, registrou. 

Para a juíza Carline Nunes, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Santana, o contato feito com a diretoria da Escola Estadual Prof. Afonso Arinos de Melo Franco e com a SEED foi fundamental para a ocupação do espaço, antes ocioso. 

“Com os valores arrecadados no Bazar, foi possível reformar, pintar e climatizar, transformando duas salas em um pequeno auditório que vai viabilizar uma série de ações com os membros da comunidade”, complementou. 

Além do curso de biobijuterias, a juíza acrescentou que está sendo formulada uma programação com outros parceiros no Espaço Ubuntu “com o projeto Cidadão Mirim, do Batalhão Ambiental da PM, mais módulos do curso de biobijuterias e um curso de empoderamento feminino na comunidade”. 

Heloísa Melém, relações públicas da Amcel, disse que a instituição mantém várias parcerias como esta em todo o estado, fomentando o empreendedorismo e participando, principalmente, com o financiamento de projetos de parceiros reconhecidos por seu trabalho. 

“Temos parceria com o Projeto carcará, com a Polícia Militar de Tartarugalzinho, o projeto de música desenvolvido com o MP de Ferreira Gomes em Itaubal, entre outros”, exemplificou. 

O presidente da Associação Comunitária do Ambrósio, Benedito Barreto Sá, elogiou e agradeceu a parceria. 

“Tem sido um ano de muito trabalho para fazer o projeto andar, mas muito gratificante. Foi uma grande conquista a parceria que nos rendeu este espaço, mas já temos outros bazares sendo organizados para dar prosseguimento a este sucesso, com o objetivo agora de seguir angariando fundos para reformar gradativamente um novo espaço que nos servirá de sede”, anunciou.

Comentários