Mais de 70 mil fiéis são esperados no Círio de Nazaré em Santana; veja programação

Programação acontece de 8 a 27 de outubro
São esperados mais de 70 mil fiéis durante a grande procissão do Círio de Nazaré em Santana, cidade a 17 quilômetros de Macapá, marcada para a tarde do dia 21 de outubro.

O percurso da tradicional celebração religiosa parte da Igreja Nossa Senhora de Fátima e vai até a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

O tema é “Com Maria, jovens sem medo, a serviço da justiça e da paz” e o evento deve reunir famílias católicas e simpatizantes. Para a segurança de trajeto, serão mobilizados agentes da Polícia Militar (PM), além do apoio da Superintendência de Trânsito e Transportes (STTrans) de Santana e do Corpo de Bombeiros. 

Após a procissão, acontece a Missa do Círio, ministrada pelo bispo Dom Pedro José Conti na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Procissão está marcada para o dia 21 de outubro
Além do Círio do dia 21 de outubro, outras atividades estão marcadas durante o mês. Entre elas, as peregrinações em órgãos públicos do município, a transladação, o Círio das Crianças e o Círio Musical, que acontecem do dia 8 a 27 de outubro. 

“Por não ser a principal atividade do período de Círio e por ser voltada ao público infantil, ela acaba reunindo mais famílias e transformando o ambiente, deixa bem diferente”, destaca. 

Fonseca também ressalta a participação dos fiéis durante as peregrinações, que acontecem no período de 8 a 19 de outubro, em escolas, órgãos públicos e hospitais da cidade. 

Com o término da peregrinação da imagem da santa, no dia 20 acontece a transladação. Ela tem partida na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, passando pelas paróquias que compõem o Vicariato V. Em seguida acontece a Missa da Transladação e apresentação do manto. 

A programação religiosa de Santana encerra com o Círio Musical, marcado para o dia 27 de outubro, na quadra da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, liderada por grupos de jovens católicos e com vendas de comidas típicas. 

Programação completa 

Peregrinações 
Período: de 8 a 19 de outubro 
Locais: diversos órgãos públicos da cidade 

Círio das Crianças 
Data: 12 de outubro (sexta-feira) 
Hora: 17h Partida: Igreja Imaculado Coração de Maria 
Chegada: Igreja matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 

Transladação 
Data: 20 de outubro (sábado) 
Hora: 18h Partida: Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 
Chegada: Igreja Nossa Senhora de Fátima e Sant'Ana. 

Círio de Nazaré 
Data: 21 de outubro (domingo) 
Hora: 16h Partida: Igreja Nossa Senhora de Fátima e Sant'Ana 
Chegada: Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com missa 
Itinerário: Rua Salvador Diniz, Rua Pastor Sozinho e Rua Cláudio Lúcio Monteiro 

Círio Musical 
Data: 27 de outubro (sábado) 
Hora: 18h 
Local: quadra da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários