Sujeira e insegurança: Ministério Público cobra modernização no cemitério de Santana

Cemitério ainda apresenta riscos de contaminação
O Ministério Público do Amapá (MP-AP) recomendou a Prefeitura de Santana para que realize trabalhos para a modernização do único cemitério municipal, que segundo o órgão, apresenta condições precárias de limpeza, segurança, iluminação, além da falta de saneamento. 

Para o promotor de Justiça, Adilson Garcia, responsável pelo pedido, o entorno e o interior do cemitério tem sido locais de vários de casos de assaltos e furtos. Além disso, pontuou que os materiais de reformas de sepulturas não são destinados em local correto. O espaço também está com esgotamento da capacidade de sepultamento, com 25 mil lotes. 

Prefeitura diz manter limpeza regular no local
“A proposta é modernização, mediante a implantação de novas catatumbas, serviços de vigilância, sistema de iluminação, de acessibilidade, fazer um controle e prevenção de água parada nos vasos e sepulturas. Vai sair muito mais barato fazer essa modernização do que comprar uma área para construção de um novo cemitério”, explicou. 

A prefeitura de Santana explicou através da Procuradoria-Geral do Município (Progem) que os serviços de retirada de entulhos e limpeza regular do cemitério já são realizados pela Secretaria de Obras Públicas. 

Ainda segundo a Progem, está em andamento procedimento licitatório, acompanhado de estudo financeiro e orçamentário para subsidiar a reforma do local, que seguirá as recomendações do MP-AP.

Informações do G-1 Amapá

Comentários