Dois novos semáforos já estão funcionando em pontos movimentados de Santana

Semáforos instalados próximo à Vila Amazonas
Quem dirige pelas principais ruas e avenidas da cidade de Santana já deve ter notado a instalação de novos semáforos nas vias. 

Pelo menos dois cruzamentos – considerados bastante movimentados – receberam os conjuntos semafóricos que passaram desde ontem (10) a auxiliar no trânsito da segunda maior cidade amapaense. 

Um desses trechos que recebeu o conjunto de semáforos está no cruzamento da Avenida Princesa Izabel com a Rua Adálvaro Cavalcanti, no bairro Central. 

Semáforos auxiliam no tráfego dos cruzamentos
Segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTrans), a instalação dos novos semáforos faz parte do plano de mobilidade urbana, desenvolvido pelo Governo do Amapá para melhorar o sistema de trafego viário na cidade portuária. 

“O Governo vem procurando melhorar os trechos que acreditar serem os mais conflitantes e movimentados da cidade, com isso colocou nas mãos do Detran essa responsabilidade de ampliar essse serviço”, destaca o superintendente Josiney Alves, lembrando que os semáforos foram instalados por etapas, acompanhando os pontos de maior fluxo de veículos na cidade. “Começamos agora com a instalação dos novos semáforos, mas o projeto deve se estender, modernizando os semáforos e acompanhando assim, o novo momento de desenvolvimento da nossa cidade”. 

Novos semáforos na Avenida Princesa Izabel
Outro cruzamento que recebeu um conjunto novo de semáforos foi a Rua Pastor Sozinho com o início da Rodovia Salvador Diniz (nas proximidades da Vila Amazonas). 

Os semáforos, além de organizar o trânsito nos locais, melhoram nas proximidades, já que organiza o fluxo de veículos por vários quarteirões a frente. Com esses novos equipamentos, os semáforos são inteligentes, sendo sincronizados. 

“O tempo é variável. São semáforos inteligentes, que calculam dinamicamente o melhor tempo”, explicou Luiz Henrique, gerente do Núcleo de Engenharia do Detran/AP, que esteve acompanhando a instalação dos novos sistemas semafóricos, adiantando que eles estão em período experimental. “Eles estão fase de teste por atenderem a dois pontos bastante movimentados da cidade”. 

Com mais estes semáforos sobe para quatro o número de conjuntos semafóricos existentes na área urbana de Santana. Os outros dois, ficam nos cruzamentos da Avenida Princesa Izabel com a Rua Ubaldo Figueira (Central), e outro no cruzamento da Avenida Maria Colares com a Rua Salvador Diniz (bairro Nova Brasília). 

Para a aposentada Maria das Graças, a implantação dos novos semáforos demonstra o cuidado que se poderá tomar durante a travessia nas pistas. 

“Agora não tem dessa dos carros se acharem com razão de passar em alta velocidade quando o sinal fechar, cada um terá sua vez”, afirmou a aposentada.

Comentários