Josiney Alves: “Em Santana, o número de veículos aumentou cinco vezes em 10 anos”

Josiney explicou sobre as mudanças no trânsito
Durante a semana que passou, algumas ruas e avenidas da cidade de Santana passaram a ser mão única, o que vem deixando centenas de condutores de veículos confusos e até estressados com tais mudanças, na qual muitos alegam estarem sendo pegos de surpresa com as alterações. 

O blog procurou a Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTrans), na qual foi recebido pelo titular do órgão, que nos concedeu uma entrevista exclusiva. 

Entre os assuntos pautados com o gestor, as constantes alterações no trânsito da cidade e os futuros projetos relacionados ao setor. Segue abaixo a íntegra da entrevista: 

Blog – Como surgiu essa ideia de mudar o trânsito de Santana? 
Josiney – A idéia surgiu em 2016, ainda na gestão do então prefeito Robson Rocha que solicitou ao Governo do Estado a pavimentação de diversas vias do município, em razão de alegar não haver condições de efetivar a ideia. Então nessa ocasião o Governo apresentou o Plano de Mobilidade Urbana para a cidade. 
Foi assinado um convênio entre as partes, fazendo com que o pode estadual assume essa tarefa de pavimentar, drenar, calçar e sinalizar 23km de vias na área urbana do município de Santana. 

Rua Adálvaro Cavalcante passou a ser mão única
Blog – Foi realizado algum tipo de estudo ou avaliação técnica do trânsito em Santana antes de se começar a colocar em prática esse novo modelo de trânsito? 
Josiney – Esses trabalhos de estudos ficaram a cargo do Setrap (Secretaria de Estado de Transportes) e Detran (Departamento de Trânsito), por ordem do Governo do Estado, que avaliaram as condições físicas de diversas vias do município. O órgão municipal (STTrans) ficou apenas responsável pela parte educativa. 

Blog – Existe alguma estimativa sobre a quantidade de veículos (incluindo motocicletas e outros meios) que circulam diariamente na cidade? 
Josiney – De acordo com o Detran/AP, existem pouco mais de 25 mil veículos cadastrados pelo município de Santana, mas transitam cerca de 75 mil veículos (aqueles que entram e sai da cidade), o que chamamos de “frota circulante”. 

Blog – No horário de pico, alguns cruzamentos em Santana se tornam praticamente intrafegáveis (principalmente nas vias que passaram – ou passarão por mudanças). Como o STTRANS tem agido nessas situações? 
Josiney – Temos uma equipe considerável de guardas de trânsito que prestam serviços no 1º turno (que é das 7h da manhã às 13h da tarde), pelo fato do horário ser de maior movimento. Dentro desse horário existem alguns cruzamentos que são considerados de congestionamento de trafegabilidade. 
Mesmo tendo poucos profissionais nessa área, os cruzamentos vão sendo monitorados dentro das nossas condições, orientando os condutores a circularem por vias mais seguras e menos movimentadas, até que haja uma adaptação viável sobre essas mudanças. 

Várias vias ainda passarão por mudanças
Blog – Comparado à capital, o senhor ver que o trânsito em Santana já vem apresentando fortes indícios de problemáticas relacionadas às grandes cidades (tais como acidentes no trânsito)? 
Josiney – Embora que muitos critiquem esse Plano de Mobilidade, pelo fato de não ter ocorrido uma consulta popular, temos aquela visão que essas mudanças no trânsito de Santana vieram justamente para reduzir os registros de acidentes. 
Poucos sabem, mas em Santana o número de veículos aumentou em mais de cinco vezes nos últimos dez anos, e isso se tornou uma preocupação para nós, havendo hoje essa necessidade de reorganizar esse trânsito, que em poucos tempo poderá se tornar uma solução para a cidade. 

Blog – Nesse meio inovador do trânsito de Santana, a preocupação de muitos está relacionado ao transporte coletivo. Essas mudanças poderão atingir essa questão dos itinerários coletivos? 
Josiney – O que estamos, nesse momento, direcionados é com a distribuição das rotas nessas vias que passam por mudança, justamente para facilitar a trafegabilidade dos ônibus nessas vias. 
Ou seja, a reorganização desse trânsito é para conceder a ordem nos veículos que circulam e dar mais espaço aos coletivos, garantindo a seguro dos passageiros quando forem descer pelos locais que passam por essas mudanças. 
Tanto que no futuro, quando já estivermos licitando uma nova empresa ônibus para a cidade, a nova empresa já tomará conhecimento (ainda no edital) sobre as mudanças no sentido das vias e sobre as novas rotas que serão definidas pelo órgão municipal (STTrans). 

Blog – Para quem não mora na cidade e vem de outros locais, se considera algum tipo de tolerância (ou exceção) para esses condutores relacionados às mudanças no trânsito santanense? 
Josiney – O STTrans vem realizando uma campanha educativa durante o processo de mudança de sentido em cada via, tanto que passamos três (3) semanas em cada rua/avenida para orientar os condutores sobre essas mudanças, mas sem aplicarmos qualquer advertência ou multas, o que somente passará a ser realmente válida após a conclusão dos 23km de asfaltamento e sinalização na cidade. 

Avenidas que mudam de sentido em Santana
Blog – Alguma previsão de quantas vias (ruas e avenidas) passarão por todas essas mudanças, de acordo com o órgão? 
Josiney – Inicialmente serão seis vias (três ruas e três avenidas), conforme segue o Plano do Governo do Estado, que pede um prazo até o próximo dia 30 de julho para começar a valer essas mudanças nas vias. 

Blog – Vemos que a cidade não para de crescer e o fluxo de veículos também. Em termos técnicos e operacionais, o STTRANS tem procurado acompanhar essa ampliação descontrolada do nosso trânsito? 
Josiney – Infelizmente temos apenas 24 agentes que procuram dar todo o suporte necessário durante essas mudanças, mas obviamente estamos priorizando o uso desse pessoal em locais considerados de intenso movimento, como nos cruzamentos do Centro da cidade. 
Estamos com a previsão de instalar 12 sistemas semafóricos na cidade, para justamente amenizar e ajudar nos horários de pico. 

Blog – Afinal, como o órgão espera que a população (em especial os condutores) se adapte a essas mudanças viárias? 
Josiney – Pedimos que a população tenha paciência e prudência, mesmo sabendo que esses transtornos continuarão por um longo período, mas sendo necessários. Embora sabemos que isso é tudo novo e meio complicado de se entender, mas essas mudanças logo serão percebidas como soluções para vida do nosso povo.

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