Violência sexual contra crianças e adolescentes é debatido com alunos de 20 escolas santanenses

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa de crianças e adolescentes, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Santana e o Ministério Público realizaram círculos de diálogos com alunos de 20 escolas públicas santanenses. 

Na Escola Estadual Alberto Santos Dumont, localizada no bairro Elesbão, foram realizados 16 círculos. Para a coordenadora do CEJUSC Santana, Neide Santos, a principal finalidade é estimular a reflexão dos estudantes em relação ao tema. 

“Além da conscientização queremos mostrar para as pessoas onde elas podem buscar ajuda e como denunciar esse tipo de violência. Por isso trouxemos voluntários do Ministério Público Estadual e das escolas municipais e estaduais para facilitar essa roda de conversa”, explicou Neide. 

Durante toda a semana a comarca de Santana atuou para fortalecer a prática nas escolas públicas em função do crescimento das denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes. 

“Como nesses círculos nós tivemos contatos com os alunos e os pais desses alunos, as famílias nos procuravam para fazer as denúncias que serão encaminhadas aos órgãos competentes. Então foi uma semana muito proveitosa”, finalizou a coordenadora. 

Para a professora e facilitadora em práticas restaurativas de Santana, Elaine Araújo, o sucesso da campanha acontece porque as escolas são reflexos do que acontece na sociedade. 

“Nós profissionais da educação devemos estar preparados para saber lidar com esses problemas e dar o conselho e a orientação correta para os alunos e familiares”, afirmou Elaine. 

Os círculos restaurativos aconteceram nas escolas: Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima; Escola Estadual Padre Irmão Corridori; Escola Estadual Rodoval Borges; Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva; Escola Estadual Alberto Santos Dumont; Escola Estadual Novo Horizonte; Escola Estadual Ana dias da Costa; Escola Estadual Augusto dos Anjos; Escola Estadual Joanira Del Castillo; Escola Estadual Waldecy Corrêa; Escola Estadual José Ribamar Pestana; Escola Estadual Augusto Antunes; Escola Estadual Antonia Januária; Escola Estadual Everaldo Vasconcelos; Escola Municipal Amazonas; Escola Municipal Piauí; Escola Municipal Navegantes e Escola Municipal Padre Fúlvio.

Comentários