Dezenas de pessoas procuraram cartório eleitoral de Santana no último dia de prazo

Dezenas de pessoas compareceram ao cartório hoje
Dezenas de pessoas formaram uma fila que chegava a sair de dentro das dependências do cartório da 6ª Zona Eleitoral da cidade de Santana nesta quarta-feira (09). 

O motivo é o último dia de regularização do título para quem tem pendência com a Justiça Eleitoral, como transferência, atualização ou emissão do título. 

Na cidade, a maior parte da fila era de jovens que iriam tirar o título para votar pela primeira vez. A expectativa de espera passava de cinco horas até o final da manhã. 

“É preciso muita paciência. Ontem foi o penúltimo dia e a média de espera foi de três a quatro horas na fila”, explicou um funcionário do referido cartório. 

Filas seguiam do lado de fora do cartório
Os cartórios ficaram abertos até às 18h. Quem pretendia mudar o domicílio eleitoral bastava levar comprovante de endereço e documento de identidade. 

Os eleitores que deixaram de votar em três eleições consecutivas e tiveram o título cancelado também precisaram regularizar a situação nesta quarta-feira. Mas quem deixou de votar apenas na última eleição ainda conseguiu resolver a situação nesse último dia. 

Sem a quitação eleitoral, a pessoa não pode votar, nem se inscrever em concursos públicos, assumir cargos públicos, renovar matrícula em universidades ou emitir passaportes. 

Em 2018, os votos da eleição serão para presidente, senador, deputado federal e estadual. O voto é obrigatório no país, e facultativo apenas para jovens de 16 a 18 anos, pessoas com mais de 70 anos de idade e analfabetos.

Comentários