“Tio Nescal”: Um poeta, um animador, um grande artista de Santana

Um artista santanense chamado Tio Nescal
O Show Infantil Tio Nescal & Banda integra um repertório de músicas em ritmo de micareta infantil, cantigas de rodas, brincadeiras e atividades lúdicas que tem a interação constante com a criançada, pois com muita alegria Tio Nescal favorece a diversão de forma educativa durante o show, deixando para o público infantil um gosto de quero mais e para os adultos a vontade de ser criança novamente. 

Além de oferecerem aos participantes sorteios de brindes e, proporcionando a todos ótimo entretenimento. Além disso, durante o show, Tio Nescal tem a honra de receber ilustres convidados que causam bastante satisfação diante da garotada, tais como: Peppa Pigg, Galinha Pintadinha, Minions entre outros divertidos personagens que atraem o público infantil. 

O principal objetivo deste espetáculo show é fazer com que a música e as brincadeiras representem um elo que pode reforçar todas as áreas do desenvolvimento cognitivo da criança, pois esses elementos são capazes de se traduzirem em formas de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. 

O referido show já foi apresentado em diversas escolas da rede pública e privada. Também, em eventos culturais, tais como: Forrozão do Tio Gigante; Bloco de Carnaval Infantil My Love Kids; Faraó Kids; Amapá Garden Shooping; Macapá Shopping Center; Sesc Amapá, Sorriso Parque Infantil, AABB Macapá e diversos locais de recepções de eventos infantis. 

Nos anos anteriores, o show foi apresentado nos seguintes municípios do Estado do Amapá: Macapá, Santana, Mazagão, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Oiapoque. 

Enquanto que no Estado do Pará, o show foi apresentado nos municípios de Afuá, Breves, Gurupá, Monte Dourado, Porto de Moz e Portel Em 2014, 2015 e 2016 Tio Nescal & Banda comandaram o Carnaval Infantil nos seguintes blocos: My Love Kids e Faráo Kids. 

Um artista chamado Fábio Nescal
Nasceu na cidade de Macapá. Graduado em Pedagogia, Pós Graduado em Contação de Histórias Acadêmico do Curso de Teatro – UNIFAP. É ator, Escritor, Contador de Histórias, animador de eventos em geral com seu personagem carro-chefe Tio Nescal. 

É Membro da Associação Literária do Amapá-ALIEAP, Coletivo de Artistas, Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá-CAPTTA, Shibaki Produções, Presidente do Grupo Teatral Turma do Nescal, Tio Nescal & Banda e também Projeto Resgate Mirim. 

Iniciou sua vida teatral na infância e sua carreira literária na adolescência ao participar do III Festival Amapaense de Poesias, ficando entre os 20 classificados com o poema “Afeição Profunda”. 

Participou de diversas oficinas teatrais e circenses, tais como: Introdução ao Palhaço; Expressão Corporal; Manipulação de Bonecos; Clown; Dramaturgia – Leituras em Cenas; Formas Animadas; Iniciação Teatral; Estudo da Dramaturgia; entre outras. 

Fez parte dos seguintes grupos de Teatro do Amapá: Cia de Artes Que Maravilha; Língua de Trapo, Bando do Teatro e Boca de Cena. 

Possui em seu currículo mais de 17 espetáculos teatrais, com destaque para as montagens de sua autoria: Super Verdinho em defesa do meio ambiente; Mensageiro da Paz; Tio Nescal é Diversão Total e Tio Nescal, O Natal da Turma do Nescal e A Magia dos Contos de Fadas. 

Já percorreu diversos Municípios dos Estados do Amapá e Pará apresentando o Show Tio Nescal é Diversão Total e Tio Nescal & Banda. 

No ano de 2014 ultrapassou a fronteira para realizar sua primeira apresentação internacional na cidade de Caiena – Guiana Francesa. 

Nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 recebeu o Prêmio Destaque do Ano na Categoria Melhor Animador de Evento Infantil. No ano de 2015 foi premiado como Melhor Ator no II Festival de Esquetes Teatrais, evento realizado no Centro Cultural Franco Amapaense. 

No ano de 2016 recebeu o certificado de Destaque Cultural pelos relevantes trabalhos desenvolvidos em prol da Literatura Amapaense e também pelos serviços realizados na área da palhaçaria. 

No final de 2017 foi homenageado através do Projeto Resgate Mirim pelos relevantes trabalhos desenvolvidos em prol das crianças carentes. 

No dia 23 de Fevereiro de 2018 será lançado na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, o Livro Poemas, Poesias e outras rimas, o qual é uma coletânea de poemas compostas de 20 escritores amapaenses, membros da Associação Literária do Estado do Amapá – ALIEAP. Fabio Nescal faz parte da referida coletânea apresentando 05 dos seus poemas.

Colhido do blog Avante Santana

Comentários