Escolas estaduais de Santana começam a ser climatizadas

O Governo do Amapá entregou dez centrais de ar condicionado à Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima, no município de Santana, nesta sexta-feira, 15.

Ao todo, o colégio receberá 20 centrais nos próximos dias. A previsão é que 100 escolas sejam climatizadas neste ano garantindo, assim, mais qualidade no processo de ensino-aprendizagem. 

As primeiras 100 escolas prioritárias que estão recebendo as centrais de ar condicionado foram selecionadas de acordo com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as que estão com a prestação de conta do Caixa Escolar em dia, as que possuem projetos inovadores, as de tempo integral, entre outros requisitos. Os aparelhos serão, prioritariamente, instaladas nas salas de aula, nos laboratórios de informática, bibliotecas e auditórios. 

A secretária adjunta de Apoio à Gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Keuli Baia, esteve presente durante a entrega e adiantou que outras melhorias serão feitas no local. 

“Sabemos da realidade da escola e tivemos um olhar especial para ela. Por isso, além das 20 centrais de ar condicionado, também faremos a manutenção predial na unidade em outubro e também entregaremos bebedouros e computadores”, afirmou. 

Para o diretor da escola, Luiz Nery, as centrais de ar condicionado representam um avanço para a comunidade escolar e um ganho especialmente para os estudantes. 

“A falta de climatização era um problema antigo. Hoje é um dia de festa para todos nós”, comemorou. 

A Escola Professor Francisco Walcy Lobato Lima foi a primeira a receber as centrais de ar condicionado, em Santana. Os próximos colégios a serem climatizados são: Professora Joanira Del Castillo, Professora Elizabeth Picanco Esteves e Escola Estadual Almirante Barroso. 

A Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima atende 980 alunos distribuídos nos ensinos fundamental II, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), nos três turnos.

Comentários