“Innovare”: Projeto Socioesportivo em Santana recebe visita de coordenação de Prêmio Nacional

Projeto socioesportivo funciona no Jardim de Deus
A Escolinha de Futebol Jardim de Deus, localizada em Santana, está concorrendo ao Prêmio Innovare, oferecido pelo Data-Folha (SP), na categoria Cidadania, por empenhar a prática de Educação Jurídica no Campo Esportivo. 

A escolinha – que é mantida apenas por pessoas do bairro Jardim de Deus recebeu na tarde desta segunda-feira (03/07) a visita de uma das coordenadoras do Data-Folha, que veio conhecer de perto a importância desse projeto, para assim avaliar em detalhes os traços positivos que o trabalho vem trazendo para dezenas de crianças e adolescentes. 

Cláudia conversa com idealizadores do projeto
“Procuramos constatar com detalhes o seu funcionamento e enviamos pelas redes sociais diversos materiais que colhemos de imediato, tais como registros fotográficos e depoimentos”, disse a coordenadora Cláudia Simone. 

Cláudia conversou com diversos alunos (entre crianças e adolescentes) que são atendidos pelo projeto nos últimos dois anos, onde também fotografou a prática das atividades, tudo material que, de acordo com a coordenadora, é de suma importância para análise institucional. 

Projeto também atende meninas
“A coordenação geral é que vai avaliar todos os detalhes ligados ao andamento do projeto e sempre impõe critérios que não podem ser desrespeitados, tudo para mostrar essa seriedade com os participantes”, explicou Cláudia. 

Seu surgimento
Criada em fevereiro de 2015, a escolinha foi idealizada por Helivanilton Ramos, atual vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim de Deus, situado na área norte do município maior município amapaense. 

Os treinos ocorrem num terreno baldio
“Primeiramente tinha sido uma promessa de campanha, quando vim candidato à presidência da associação (há mais de dois anos atrás)”, relembra Helivanilton, que contou com apoio de verdadeiros amigos do bairro para que pudesse fortalecer a ideia. 

“Chamei para me ajudar, um grande amigo do bairro que acabou se tornando peça importante à frente desse projeto”, descreveu, se referindo ao amigo Max Nogueira, outro simpatizante do futebol local que, somando aos interesses que beneficiariam um distante bairro de Santana, colocariam em prática a ideia de uma escolinha de futebol, que visava dar apoio às classes juvenis, que estavam dentro de um quadro de risco de vulnerabilidade social e econômica, e evitando com que eles ingressem no mundo das drogas e da criminalidade. 

Meninos de diversas idades participam
Sem apoio 
Sem qualquer auxílio institucional do Poder Público, a Escolinha de Futebol do bairro Jardim de Deus vem concretizando seus objetivos sociais de desenvolver um trabalho assistencial e motivador para dezenas de garotos (e meninas também), nas faixas etárias de 09 a 20 anos. 

Mantendo atualmente um quadro com cerca de 100 crianças e pré-adolescentes, realiza suas aulas esportivas de maneira rudimentar, porém, com muita dedicação de cada coordenador envolvido. 

Um campo de futebol, aberto num terreno com cerca de 300 m², foi o que surgiu através da iniciativa dos idealizadores da escolinha – nas margens da Rodovia Duca Serra –, mais precisamente nos fundos de algumas residências do bairro, sendo este o principal palco dos treinos semanais desse projeto social. 

Lanche: Despesas são mantidas por particulares
“São as pequenas doações de materiais que nos ajudam a passar essa ideia adiante”, disse Helivanilton, que se desdobra dentro das mais limitadas condições morais para conseguir os materiais considerados essenciais para o andamento do projeto, como chuteiras, uniformes-padrão, rede para traves, bolas e outros suportes esportivos. 

“Graças a Deus que ainda temos a ajuda de um vereador que faz doações periódicas de materiais para o nosso projeto e até nos ajudou a participar do Campeonato sub-17 da cidade”, reconheceu Helivanilton, que criou uma página para entidade nas redes sociais, pedindo todo e qualquer apoio para o projeto. 

Treinos acontecem de modo semanal
Prêmio Innovare 
O Prêmio Innovare existe desde 2002, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da justiça social no Brasil.

O prêmio é um reconhecimento da disseminação as práticas inovadoras na área social e esportiva, que resultam em ações e trabalhos positivos para com a sociedade envolvida. 

Segundo a coordenadora do Data-Folha, o resultado final sobre a premiação está agendado para ser divulgado no início do próximo mês de setembro, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Comentários