Definido o tempo de propaganda eleitoral aos candidatos de Santana

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (19/08), no Cartório da 6ª Zona Eleitoral de Santana, uma reunião com os representantes partidários das coligações das eleições 2016 no município, onde definiram o tempo de programação durante a transmissão do horário eleitoral gratuito, onde os mesmos terão o direito para divulgar as propostas de seus respectivos candidatos aos cargos de prefeito e vereador. 

A reunião contou com a participação de diversos órgãos da imprensa amapaense, e de representantes partidários – somente da coligação “Administra Santana”, composta pelo PRTB/PSL que não compareceram à reunião – onde acompanharam o sorteio dos tempos de propaganda e receberam orientações sobre as regras a serem praticadas durante o pleito. 

Tempo de propaganda aos candidatos
“São 238 candidatos (entre prefeitos e vereadores) que terão um tempo considerável para expor suas propostas sociais para os próximos 04 anos de mandato”, disse Givanildo Ribeiro, chefe do Cartório Eleitoral de Santana, descrevendo o número oficial de candidatos já publicado no Diário da Justiça Eletrônico, do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) do último dia 17 de agosto. 

Transmissão
De acordo com Givanildo, ficou acertado o tempo diário de veiculação das propagandas, obedecendo no que diz as mais recentes Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

“Serão 20 minutos diários de transmissão, tanto no rádio como na TV, ficando acertada a distribuição de três (03) transmissões variadas em horários distintos do dia”, explicou Givanildo, acrescentando que outros 30 minutos servirão para as transmissões diárias da propaganda eleitoral, sendo vista (ou ouvida) em sessões diárias, ou seja, durante os intervalos das programações no rádio e na TV. 

Em razão da TV-Santana (Canal-42) está inoperante desde o mês de junho – onde sua antena transmissora sofreu danos materiais – ficou para a TV STN (Canal-46) a responsabilidade de transmitir a programação diária das propagandas eleitorais 2016 do município de Santana. 

Lista do tempo para os vereadores
Já a emissora de rádio Santana FM (92.3) fará a transmissão radiofônica diária dessas propagandas. Começa no próximo dia 26 de agosto (sexta-feira) a veiculação dessas programações, com encerramento no dia 29 de setembro. 

“Para este ano, não será estendido o tempo de propaganda para os candidatos que estão na proporcional, somente para os candidatos que estão na majoritária”, adiantou. 

Perfil e Coligações
Para as eleições 2016 em Santana, ficou definido que serão 232 candidatos que disputarão uma das 15 vagas para o Legislativo. Desse número, cerca de 30% (75 nomes) é composto por mulheres e pouco mais de 35% (59 candidatos) possui mais de 45 anos de idade. 

A Coligação formada pelo PTB/PSDC/PMB/PTC/PV é quem tem mais candidatos, sendo 30 nomes. 

Os detalhes relacionados às regras da propaganda eleitoral gratuita a ser exibida no município de Santana pode ser acessado pelo site do TRE/AP. 

 Abaixo, os nomes das coligações formadas e os partidos que a compõem: 

- Na Coligação “Sempre Por Santana”, está composta pelos partidos PP-PSL-PR-PPS-PHS. 

- Na Coligação “Justiça Por Santana”, está composta pelos partidos PRB-PTB-PSDC-PTC-PV-PRP. 

- Na Coligação “Pra Renovar a Esperança”, está composta pelos partidos REDE-PCdoB-PTN-PMN-PSB. 

- Na Coligação “Administra Santana”, está composta pelos partidos PRTB-PSL. 

- Na Coligação “Pra Reconstruir Santana”, está composta pelos partidos PDT-PT-PMDB-PROS. 

- Na Coligação “Competência e Força Para Santana Mudar”, está composta pelos partidos PSC-DEM-PSDB-PEN-PSD-PTB. 

- Na Coligação “Renova Santana”, está composta pelos partidos PRB-PRP. 

- Na Coligação “Por Santana”, está composta pelos partidos PP-PR. 

- Na Coligação “Juntos na Reconstrução de Santana”, está composto pelos partidos PT-PMDB-PROS. 

- Na Coligação “Santana Por Mais Justiça”, está composto pelos partidos PTB-PSDC-PMB-PTC-PV. 

- Na Coligação “Santana Melhor”, está composto pelos partidos PSL-PPS. 

- Na Coligação “Coragem Pra Mudar”, está composto pelos partidos REDE-PTN. 

- Na Coligação “Competência e Força Para Santana Mudar”, está composto pelos partidos DEM-PSC-PSDB-PEN-PPV-PSD-PTB.

Comentários