Ato de protesto estudantil exige maior segurança em escolas de Santana

Centenas de estudantes participaram do ato
Centenas de estudantes de pelo menos sete escolas da rede pública estadual no município de Santana estiveram realizando na tarde desta segunda-feira (22/08), um ato de protesto, como forma de forma de demonstrarem suas revoltas pela falta de segurança nas instituições de ensino, tudo em razão pelo fato do Governo do Amapá ter tomado a decisão de não mais renovar contratos com empresas de vigilâncias que prestavam serviço nas referidas instituições. 

Organizado por professores e alunos, o ato partiu da Praça do bairro Fonte Nova, percorrendo diversas ruas e avenidas dos bairros Fonte Nova e Paraíso. 

“Estamos diante de um perigo que não tem qualquer tipo de segurança, e com certeza poderá acarretar em consequências mais graves se não protestarmos agora”, disse a estudante Keila Ferreira, da Escola Rodoval Borges, localizada no bairro Fonte Nova. 

De acordo com professores desta escola – Rodoval Borges – em menos de dez (10) dias já houve quatro furtos na instituição, de onde levaram equipamentos hidráulicos e até materiais de auxílio didático. 

“Já levaram lâmpadas, data-show, notebook, e até panelas da cozinha tiveram coragem de levar”, detalhou uma professora da escola, que preferiu não se identificar, com receio de represália superior. 

Reivindicações
Carregando cartazes, a classe de estudantes coloca à frente das reivindicações, cinco providências que devam ser tomadas de imediato pelo Poder Público, que são: 

A preservação da integridade física e do direito à vida no ambiente escolar; direito à educação de qualidade; o retorno permanente do serviço de vigilância; investigação e responsabilização do Poder Público Estadual pelos furtos ocorridos nas Escolas; e o ressarcimento do patrimônio público furtado. 

Entre essas exigências, a classe solicita a prioridade de pelo menos duas, como forma de amenizar o quadro negativo que se encontra a seguranças nas instituições. 

Um abaixo-assinado foi formalizado, que contou a assinaturas de centenas de moradores e estudantes que residem nos bairros Fonte Nova, Paraíso e Parque das Laranjeiras, sendo encaminhado ao Ministério Público Estadual, para que providências sejam tomadas sobre a situação. 

Em nota divulgada na semana passada, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) declarou que a questão da vigilância seria novamente tomada somente nas escolas de Macapá e Santana consideradas mais vulneráveis a casos de invasão, e que os serviços do Batalhão de Policiamento Escolar seria intensificada nas áreas escolas.

Comentários