OBRAS DO HOSPITAL DE SANTANA SERÃO ENTREGUES EM ABRIL

As obras de construção e ampliação do Hospital Estadual de Santana estão bem adiantadas. "Estamos com 90% dos trabalhos concluídos". A declaração é do secretário de Estado da Infra-Estrutura, Joel Banha. Ele integrou a comitiva do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, que nesta terça-feira (31), visitou o local para verificar o andamento dos serviços.

O secretário Joel Banha destacou que as obras estavam paralisadas desde 2006 por questões administrativas e financeiras. Atualmente, a construção do Hospital de Santana gera cerca de 90 empregos diretos. A empresa responsável pela execução prevê a entrega para o final do mês de abril, prazo que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também precisa para equipar a nova unidade.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Edílson Mendes Pereira, as obras do Hospital de Santana incluem a construção de dois pavimentos com 110 leitos para atendimento nas áreas de obstetrícia, neonatal e pediatria, além de um bloco administrativo.

Edílson Mendes antecipou que a partir da entrega do novo complexo, o atendimento naquela unidade de saúde será melhor distribuído. Hoje o Hospital de Santana recebe em média entre 400 a 450 pacientes/dia, vindos do município de Santana e de outras regiões ribeirinhas do Amapá e do Pará.

"A partir dos novos serviços, os hospitais de Emergência e Alberto Lima, em Macapá, serão desafogados, uma vez que recebem sobrecarga procedente de Santana e de unidades da rede de atenção primária".

O secretário Joel Banha ressaltou que, além da obra em fase de conclusão em Santana, a Seinf já licitou a obra de revitalização do antigo prédio do hospital e de construção de outros anexos. As novas obras iniciam logo após a entrega do complexo, que será em abril.

Edy Wilson Silva/Sesa

Comentários