Polícia Civil, Polícia Científica e HE de Santana unem forças no combate a violência contra a mulher

Nesta quinta-feira, 5, aconteceu uma reunião de integração técnica entre a Polícia Civil do Estado do Amapá (PC-AP), por meio de servidores lotados na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Santana, o Hospital Estadual de Santana (HES) e a Polícia Científica do Amapá (PCA). 

A iniciativa foi da DEAM Santana e partiu da premissa de que o enfrentamento à violência contra a mulher não pode ser feito de forma isolada. 

A integração entre o atendimento médico hospitalar, a perícia criminal e a investigação policial é apontada pelos gestores como o caminho mais curto para a justiça e a preservação de vidas. 

Na ocasião, estiveram presentes a Delegada Katiúscia Pinheiro, o Perito Pablo Francez, a Perita Michele, o Diretor Geral do HES Jailson Correa e chefes de setores do HES.

Qualidade probatória e inquéritos robustos
Através de um alinhamento direto com o HES, pretende-se otimizar a coleta de vestígios que sirvam como base sólida para o trabalho da PCA e da PC-AP. 

“A qualidade da prova produzida logo após a agressão é fundamental para que o sistema de justiça possa agir com rigor e justiça. Quando o hospital, a perícia e a delegacia falam a mesma língua, eliminamos lacunas que poderiam favorecer a impunidade”, destacou a Delegada. 

A Delegada ressaltou ainda, a importância da interrupção do ciclo de violência. Mais do que punir, a integração visa o acolhimento precoce. Ao identificar e acolher a vítima no momento em que ela busca o serviço de saúde, as instituições pretendem intervir antes que a violência se agrave. 

A meta é interromper a chamada “escalada criminosa” — o aumento progressivo da gravidade das agressões que, se não contido, pode culminar em crimes bárbaros e no feminicídio. 

Efetividade na Prática
A reunião estabeleceu novos fluxos de comunicação sobre casos de violência doméstica e familiar contra a mulher e crimes sexuais e procedimentos operacionais padrão que serão aplicados pelas equipes das três instituições.

Comentários