Forte Cumáu: Nova subestação de energia auxilia durante ‘apagão’ da madrugada em Santana

A CEA Equatorial informa que o fornecimento de energia elétrica no município de Santana foi restabelecido após uma ocorrência registrada na Subestação Santana, na madrugada desta segunda-feira, 16. 

A interrupção teve início às 1h57 e impactou clientes dos bairros Paraíso, Fonte Nova e Provedor I e II. O serviço foi normalizado às 6h33, após a realização de manobras operacionais. 

Durante a recomposição do sistema, a Subestação Forte Cumaú contribuiu absorvendo parte significativa da carga, o que possibilitou acelerar o processo de restabelecimento. 

Para reforçar a confiabilidade do sistema elétrico na região, a CEA Equatorial também está realizando o deslocamento da Subestação Móvel para dar apoio à operação em Santana. 

Ao longo desta segunda-feira, poderão ocorrer oscilações no fornecimento de energia, necessárias para a realização de manobras que visam assegurar a estabilidade do sistema. 

A CEA Equatorial lamenta os transtornos causados e reforça que segue com equipes de plantão mobilizadas e monitoramento contínuo, atuando para garantir a qualidade e a segurança no fornecimento de energia no município. 

Subestação Forte Cumaú 
Inaugurada no último dia 21 de janeiro, a subestação de energia Forte Cumaú custou mais de R$ 24 milhões do Grupo Equatorial, concessora pelos serviços de energia elétrica no Estado do Amapá. 

Localizada no bairro Hospitalidade, a unidade possui dois transformadores de força de 20/26,5 MVA, aumentando em 32% a capacidade de distribuição de energia, beneficiando mais de 108 mil moradores e impulsionando a zona industrial e portuária. 

Construída ‘do zero’, conta com 5 novos alimentadores e 6 km de linhas de interligação com a Subestação Santana (esta situada na Rodovia Duca Serra). A subestação Forte Cumaú é a terceira subestação a atender o município de Santana, reforçando a confiabilidade do sistema elétrico. 

A obra faz parte do plano de modernização da CEA Equatorial, com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico da região.

Comentários